Setecidades Titulo Educação
Vazamento em CEU
deixa 1.500 sem água

Na unidade educacional da Vila São Pedro, em São Bernardo,
até alimentação dos alunos ficou comprometida com problema

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Um vazamento interno prejudicou as atividades escolares de cerca de 1.500 alunos de um dos dois blocos do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, em São Bernardo. O problema foi observado entre segunda-feira e ontem. De acordo com pais e funcionários, os dois dias sem água no local comprometeram desde a limpeza e funcionamento dos banheiros até a alimentação das crianças.

Segundo a operadora Vera Lúcia da Silva, 40 anos, os pais foram avisados sobre a falta de água pelos professores. "Eles contaram na surdina. E pediam, aos que tinham condições, para que as crianças fossem levadas para casa. Tive de trabalhar, mas busquei meu filho mais cedo", conta.

"A direção poderia ter suspendido as aulas. As crianças não tinham água nem para beber e o jantar foi substituído por bolacha", reclama a cabeleireira Keila Reis, 31. Ontem, ela levou o filho de 5 de volta para casa após saber que a unidade ainda não tinha água.

Os pais relatam que a escassez no bloco 2 é problema constante. Com isso, os banheiros ficam sujos e muitas crianças acabam faltando, explica a embaladora Mara Rodrigues, 34, cuja filha de apenas 10 meses foi embora para casa ontem sem banho.

Inconformadas, mães já chegaram a cobrar posicionamento da direção escolar. "A diretora diz que encaminhou diversos ofícios para a secretaria e que não sabe o motivo do problema", relata Keila.

A Prefeitura de São Bernardo informou que houve vazamento em um cano que abastece o bloco 2 do CEU, mas negou a falta d'água. Segundo a administração, foi providenciado o abastecimento emergencial com o envio de caminhões-pipa para a unidade e o rompimento já foi solucionado ontem.

O Executivo esclareceu ainda que a merenda foi servida de forma regular no período da manhã, e na parte da tarde foram servidos alimentos secos, como bolacha e frutas.

A Secretaria de Educação ressalta que os pais dos alunos foram informados sobre a falta d'água e que não havia necessidade de suspender as aulas. O bloco 2 do CEU atende crianças de zero a 10 anos.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) destacou que a rede de água está operando dentro dos padrões de normalidade no entorno do CEU São Pedro e confirmou que o desabastecimento está ocorrendo em virtude de problemas internos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;