Setecidades Titulo Mobilidade
Após 11 meses,
viaduto já pede obras

Elevado Castello Branco, no município de Santo André,
tem grade de proteção quebrada e problemas no asfalto

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Quase um ano após ser parcialmente interditado para obras, o Viaduto Castello Branco, em Santo André, já precisa de outros reparos. O elevado, localizado ao lado do terminal rodoviário, liga a Avenida dos Estados com a Prestes Maia. Cerca de 6.000 veículos passam pela via diariamente nos horários de pico.

O principal problema está na grade de proteção na pista sentido bairro, que foi quebrada devido a acidente. O equipamento está rompido em trecho de cerca de três metros. A ferragem está pendurada para fora do viaduto, colocando em risco quem passa pela rampa de acesso à pista. O material balança com forte intensidade durante a passagem de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

Para evitar perigo de queda de pedestres, a calçada foi interditada. No entanto, as pessoas correm risco de atropelamento, já que precisam invadir a faixa de rolamento para transitar. O local do acidente fica logo após trecho de curva, o que dificulta a visibilidade por parte dos motoristas. Além disso, a via é estreita e faz com que os veículos tenham de trafegar muito próximos do passeio.

O pavimento do elevado, que passou por recuperação no ano passado, já apresenta ondulações e buracos. Além disso, as faixas no solo estão apagadas em quase toda a extensão do viaduto. Parte dos postes está sem lâmpadas, o que prejudica a iluminação.

As calçadas estão tomadas por buracos e vãos na estrutura. Algumas das cavidades apresentam, inclusive, acúmulo de água parada. Os pedestres também são obrigados a invadir a pista para desviar dos postes, que são colocados no meio do passeio. A Prefeitura informa que fará os reparos emergenciais da via (leia abaixo).

Em maio, quando a manutenção foi executada, a administração municipal afirmou que a obra foi necessária para recuperação em dois pontos do tabuleiro que apresentavam ruptura. Na época, não foi divulgado quanto foi gasto no serviço. O viaduto ficou parcialmente fechado por cinco dias, o que provocou congestionamentos na região do bairro Campestre.

Na ocasião, as calçadas não passaram por reparos, mesmo já apresentando os problemas citados. A via também passou por intervenção em 2005, quando foi detectado deslocamento de 18 centímetros na estrutura. Ainda em 2011, a Prefeitura interditou por 83 dias o Viaduto Adib Chammas, no Centro.

Prefeitura fará vistoria para diagnosticar defeitos na estrutura

O secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, informa que serão feitos, em breve, os reparos emergenciais na grade de proteção do Viaduto Castello Branco.

Equipe técnica deverá visitar o elevado ainda nesta semana para diagnosticar outros problemas na via. Paulinho classificou como "malfeita" a obra realizada pela gestão anterior, em maio.

O titular da Pasta adverte, no entanto, que outros serviços deverão ser feitos apenas depois que forem concluídas as obras em pontilhão na Avenida dos Estados em frente à Avenida Antônio Cardoso. O serviço está previsto para ser encerrado em setembro. "A cidade ficaria um caos se essas duas intervenções fossem feitas ao mesmo tempo", pondera o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;