Esportes Titulo Copa do Brasil
Região em busca
da Copa Libertadores

Pela primeira vez os três times do Grande ABC estarão em
briga por vaga; o Ramalhão estreia hoje na Copa do Brasil

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa para valer hoje a disputa da Copa do Brasil. Maior e mais longo, o torneio segue como caminho mais curto para a Copa Libertadores - pelo menos em número de jogos. Serão 80 participantes iniciais que tentarão chegar à final no dia 27 de novembro. E pela primeira vez os três times do Grande ABC estarão na briga. São Caetano e Santo André entraram pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O Azulão é 34º e o Ramalhão 38º. Já o São Bernardo foi convidado da FPF (Federação Paulista de Futebol) como campeão da Série A-2 do Estadual de 2012.

A competição já teve fase preliminar na qual Atlético-AC e Desportiva-ES se enfrentaram para definir o último classificado, que acabou sendo o time capixaba. Hoje terá início a primeira fase, da qual avançam 40 equipes.

Posteriormente, mais 20 se classificam à terceira fase, quando o torneio começa a afunilar e os dez melhores se encontram com cinco dos seis times que estão na Copa Libertadores, casos de Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras, além do Vasco, que entra na vaga aberta pelo São Paulo, que por ser atual campeão da Copa Sul-Americana tem que defender o título da competição.

Esta será a 25ª edição do torneio e 18 vencedores estarão na disputa: Grêmio e Cruzeiro (quatro títulos), Corinthians (três), Flamengo e Palmeiras (dois), Santo André, Vasco, Inter, Fluminense, Santos, Sport e Criciúma (um cada) .

Mas também estarão buscando destaque 13 times estreantes, entre eles o São Bernardo, que começa sua luta no dia 11, contra o Paraná, no 1º de Maio. Destaque ainda para Brasil de Pelotas-RS e Arapongas-PR, este último o adversário de estreia do São Caetano, no dia 10, no Paraná.

 

GRANDE ABC
O trio de ferro da região disputará junto pela primeira vez uma competição nacional. "É momento de reescrever o futebol da região no cenário nacional. Quem sabe todos possam avançar no torneio", disse o presidente do Tigre, Luiz Fernando Teixeira. "É muito bom para o futebol local colocarmos os três clubes no torneio", emendou o diretor de futebol do Azulão, Genivaldo Leal.

Para o Santo André, campeão em 2004, será a quarta participação no torneio (disputou ainda em 2006, quando caiu frente ao Potiguar-RN logo na primeira fase, e 2011, perdeu para o Palmeiras, nas oitavas de final).

O São Caetano também parte para sua quarta vez na Copa do Brasil. Em 2005 e 2006, caiu na segunda fase, enquanto que em 2008 deu adeus nas quartas de final, eliminado pelo Corinthians.Já o São Bernardo fará sua estreia em torneios nacionais em apenas nove anos de existência.

 

Santo André inicia a caminhada em Veranópolis

 

Experiente, calejado, mas nem por isso considerando-se superior ao adversário. Desta maneira o Santo André inicia hoje a disputa da Copa do Brasil, às 20h30, contra o Veranópolis, no Estádio Antonio David Farina, na cidade da Serra Gaúcha. Campeão do torneio em 2004, o Ramalhão tenta se aproveitar do conhecimento sobre a competição, sem menosprezar um adversário que já afirmou: está focado no Campeonato Estadual, no qual corre risco de degola.

Depois de quase três meses disputando o Paulista da Série A-2, torneio de pontos corridos, o time agora tem pela frente competição mata-mata, na qual pode inclusive eliminar o jogo de volta caso vença por dois gols de diferença no Rio Grande do Sul. E, na opinião dos atletas, a equipe tem totais condições de se adaptar ao perfil do campeonato.

"São situações diferentes, mas temos jogadores experientes", disse o volante Ramalho. "Não podemos errar tanto quanto na Série A-2 e nos dá (torneio) oportunidade de enfrentar times maiores", completou o meia Luciano Henrique. "Precisamos criar esse perfil, nos adaptar a outro tipo de competição. Esse primeiro jogo vai nos dizer se conseguimos e conseguiremos ou não", emendou o técnico Dedimar.

Sobre a possibilidade de eliminar o jogo de volta, as opiniões foram controversas. "Começar jogando fora nos dá oportunidade de fazer dois gols e matar logo", destacou Élvis. "É uma consequência. Vamos para buscar o melhor resultado", disse o comandante.

Dedimar deve iniciar o jogo com esquema e equipe que melhor deram resultado no Paulista da Série A-2, ou seja, armado no 4-4-2 com Nequinha e Márcio Careca pelas laterais, Walter e Rogélio na zaga, Elielton, Jardel, Ramalho e Luciano Henrique no meio campo, protegendo e servindo a dupla ofensiva Fábio Santos e Gustavo. O recém-chegado Élvis fica como opção no banco de reservas. Pelo menos foi desta forma que o time treinou ontem pela manhã no Bruno Daniel - a atividade foi interrompida para pouso e decolagem de helicóptero da Polícia Militar.

 

VERANÓPOLIS
Terceiro colocado no Grupo B do segundo turno do Campeonato Gaúcho, o time ainda paga o preço de péssimo primeiro turno, quando foi lanterna. Assim, diretoria, comissão técnica e jogadores acordaram manter foco no Estadual e o time pode ser misto diante do Ramalhão, hoje.

 

Flamengo, Sport, Atlético-PR, Lusa e Inter jogam hoje
Além do duelo entre Veranópolis x Santo André, outros 12 jogos abrem hoje a rodada inicial da primeira fase da Copa do Brasil. Destaque para o Flamengo, que tenta apaziguar a má fase no Campeonato Carioca diante do Remo, às 22h, no Estádio Mangueirão, em Belém.

No mesmo horário, o Internacional encara o Rio Branco, do Acre, na Arena da Floresta, o Sport visita o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Júnior, na Bahia, e a Portuguesa encara o Naviraiense, no Virotão, no Mato Grosso do Sul.

Dois dos duelos que abrem a rodada serão no Rio de Janeiro. O Estádio de Moça Bonita será palco de Bangu e Betim-MG - antigo Ipatinga - às 16h. Simultaneamente, outro carioca, o Resende, estreia em casa diante do Caxias-RS, no Estádio do Trabalhador. Já no Distrito Federal, o Ceilândia recebe o Ceará, no Abadião.

Quatro confrontos serão às 20h30. Em duelo de nordestinos, o Santa Cruz-PE visita o Guarani de Sobral-CE, no Romeirão. Já no jogo entre sulistas, o Brasil de Pelotas-RS recebe o Atlético-PR, no Bento Freitas.

Outros dois paulistas entram em campo. O Noroeste tem parada dura contra o Criciúma-SC, no Dr. Alfredo de Castilho, e o Grêmio Barueri visita o Cianorte-PR, no Estádio Albino Turbay.

Já no Amazonas, às 21h30, clássico da Região Norte entre Nacional-AM e Águia de Marabá-PA, no Roberto Simonsen.

 

Campeões dão o caminho das pedras
Vencedores da Copa do Brasil, Ramalho, Élvis, Dedimar, Stelio e Luciano Henrique passam dicas


O Santo André terá dentro e fora de campo cinco personagens que sabem bem o que é disputar uma Copa do Brasil. Aliás, mais que isso, já sentiram o gosto de ser campeões do torneio. Ramalho, Élvis, o técnico Dedimar e o preparador físico Stelio Metzker participaram da campanha de 2004 pelo Ramalhão, enquanto que Luciano Henrique levantou a taça pelo Sport, em 2008. E o quinteto tem muito a compartilhar com os companheiros.

O início da caminhada ramalhina é justamente no Rio Grande do Sul, um dos pontos de parada do time na campanha de 2004, na semifinal daquela temporada, contra o XV de Novembro de Campo Bom. E, segundo o volante Ramalho, foi o desafio mais complicado à equipe, mesmo tendo encarado Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo, este último na decisão, em pleno Maracanã.

"O jogo mais difícil que enfrentamos foi justamente contra um time gaúcho. No primeiro, no Pacaembu, perdíamos por 4 a 1 e o Tássio entrou e fez o segundo para a gente. Assim, tinhamos de fazer dois lá (no Sul) e logo de cara tomamos um, precisando marcar três. E fizemos!", relembrou o atual capitão andreense.

Na época, porém, quem ostentava a tarja era o agora técnico Dedimar, que vai tentar utilizar a conquista daquele ano para motivar e mexer com os brios do elenco.

"Serve de exemplo, mas não de comparativo. O momento atual que vivemos é outro. O mais importante é que podemos resgatar chama-se sentimento. Coração, determinação, garra e superação. Temos de transformar tudo isso em ingrediente diferenciado para nós", explicou o comandante.

Campeão pelo Sport diante do Corinthians, o meia Luciano Henrique deu algumas dicas de como chegar longe no torneio: marcar gols fora - têm peso em dobro - e fazer valer o mando de jogo, o que o time não conseguiu durante o Paulista da Série A-2 e deixou 14 pontos escaparem.

"Sempre conseguimos avançar fazendo o resultado em casa. Tentávamos ao máximo marcar ao menos um gol fora para definir em nosso estádio, que deve servir como fator muito importante. A Ilha do Retiro foi um alçapão para nós naquela oportunidade", afirmou o meio-campista.

Já o meia Élvis, de volta ao clube, exaltou reviver os acontecimentos daquele título e também deu seus palpites de como o time deve proceder.

"Para mim é maravilhoso relembrar deste momento marcante, voltar ao clube e disputar a Copa do Brasil, campeonato que valoriza profissional e clube. Tentaremos passo a passo, jogo a jogo, ter êxito para conseguir novamente ir longe. Tem que ter muito espírito, luta, empenho. Não só jogar, mas ser inteligente e jogar com o regulamento embaixo do braço", concluiu Élvis.

 

Meia Élvis celebra volta para casa pela quinta vez

Aos 34, mas com ‘fôlego de menino', o meia Élvis está de volta ao Santo André - até o fim da A-2 de 2014 - para a quinta jornada pelo clube. Autor de um dos gols mais importantes da história ramalhina, o segundo da final da Copa do Brasil de 2004, contra o Flamengo, no Maracanã, que garantiu o título, o canhotinha celebrou mais um retorno àquela que considera sua casa.

"Tenho muita gratidão pelo Santo André. Tudo para mim começou aqui. É minha quinta passagem e todas até agora foram marcantes, individualmente fui muito bem. Volto agora mais experiente, mas com fôlego de menino para ajudar o Santo André", disse ele.

Na segunda-feira, Élvis realizou o primeiro treino no clube, apenas físico, na academia. Ontem, porém, no coletivo da parte da manhã, treinou entre os reservas, mas mostrou determinação de titular que carrega no peito um escudo pelo qual não esconde a identificação. "Sinto verdadeiro carinho e amor pelo Santo André, todos sabem disso, e espero que sejamos felizes."

E tal disposição ganhou elogios dos companheiros e do técnico Dedimar. "Foi bom ter voltado. Se identifica com o clube, tem muita qualidade técnica, no passe, bate bem na bola. Pudemos ver isso neste treino. Vai nos ajudar muito", destacou Ramalho. "Estou muito contente com a chegada dele. Só por este primeiro treino dá para ver que está disposto a colaborar. Vai nos ajudar muito", emendou o treinador.

Por outro lado, três atletas estão de saída. O meia Danilo Cruz antecipou seu retorno ao Sampaio Corrêa, pelo qual estava emprestado. O volante Rogério e o meia Wander não terão os vínculos renovados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;