Cultura & Lazer Titulo Especial
Mostra fotográfica revela o que deixamos de ver por aí
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/04/2013 | 07:20
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O trabalho do repórter fotográfico Nario Barbosa, do 'Diário', o faz ficar diante de diversas situações. Entre uma pauta e outra nos últimos anos, ele tem aproveitado a máquina em mãos para buscar peculiaridades em seu caminho. As andanças por Santo André renderam a série especial 'Por Aí...', que será apresentada ao público a partir de hoje, às 19h, no Espaço Permanente de Fotografia João Colovatti, na entrada da Biblioteca Nair Lacerda, no paço andreense. A abertura desta noite contará com a presença do autor das obras. As imagens ficam expostas até dia 4 de maio, com entrada franca.

O acervo especial reúne um total de 57 fotografias realizadas entre 2008 e este ano. A atração faz parte das atividades de comemoração dos 460 anos do município, a serem celebrados na segunda-feira.

"A ideia era tentar flagrar o que via pela frente. Queria mostrar a cidade que as pessoas acabam deixando de enxergar devido a correria do cotidiano", explica Barbosa, morador do Jardim das Maravilhas. "Às vezes passamos por lugares e pessoas, seja no caminho da sua casa para o trabalho ou para a escola, e não percebemos essas imagens que se formam. Consegui fazer as fotos durante o meu trabalho, sendo que muitas delas registrei de dentro do carro."

Espaços como o Estádio Bruno Daniel, o calçadão da Rua Oliveira Lima, o Paço Municipal e a região do Terminal Rodoviário estão na mostra. Além de ícones locais, o fotógrafo buscou arte em detalhes da Favela do Cruzado e nas ruas do Jardim Santo André. "Estamos acostumados a certos símbolos e busquei algo novo. A ideia era fugir do convencional e dos clichês da cidade."

PARANAPIACABA

Além da metrópole, Barbosa também prova seu talento ao destacar as peculiaridades de Paranapiacaba. Não ficam de fora obras que brincam com as casas típicas da Vila Ferroviária, os trilhos dos antigos trens que passavam pelo local e, claro, muita névoa.

"A sacada de Paranapiacaba é a neblina. Ela dá um charme especial e a serra tem esse ar de mistério que deixa tudo bem interessante", analisa.

Grande parte do material foi feito com ajuda de uma lente teleobjetiva, capaz de aproximar cenários com a ajuda de um zoom. Segundo o fotógrafo, "ela ajuda a te manter meio longe das coisas e o resultado pode sair o mais natural possível". A distância pode ajudar a resgatar certas belezas.

Por Aí... - Exposição. A partir de hoje, às 19h. No Espaço Permanente de Fotografia João Colovatti (Biblioteca Nair Lacerda)- Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0768. Seg. a sex., das 8h às 18h; sáb., das 8h às 12h. Grátis. Até 4 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;