Setecidades Titulo 460 anos
Santo André comemora
aniversário com 130 ações

Além de atividades para o entretenimento de moradores,
cidade recebe investimentos na Educação e na Saúde

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
29/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André preparou 130 ações para comemorar o aniversário de 460 anos da cidade, no dia 8 de abril. Além de shows, com destaque para a apresentação da banda Tihuana no Parque Central, no dia 7, a administração anunciou ontem diversos investimentos, principalmente nas áreas de Educação e Saúde.

No dia 6, serão entregues 132 apartamentos do Conjunto Habitacional Juquiá, no Jardim Cristiane, construídos com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. As unidades beneficiarão moradores dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon. Durante a cerimônia oficial, também serão assinados contratos das 220 famílias que serão contempladas com as moradias do Conjunto Habitacional Londrina.

Ainda durante as comemorações do aniversário da cidade, no dia 27, 154 famílias dos núcleos Gamboa e Capuava Unida receberão suas moradias. Ao todo serão 84 apartamentos e 70 casas que integram o Conjunto Habitacional Alzira Franco II, com investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "A meta do nosso plano de governo era entregar 3.000 unidades habitacionais nos quatro anos de gestão, mas refizemos o planejamento e acredito que será possível chegar a 5.000 moradias", garantiu o prefeito Carlos Grana (PT).

Atualmente, a cidade conta com cerca de 1.000 unidades habitacionais em andamento, ou seja, em construção ou em fase de projeto. Conforme o secretário de Governo, Thiago Nogueira, as primeiras começarão a ser entregues a partir de 2014.

SAÚDE

Na segunda quinzena de abril, vários serviços e equipamentos públicos serão oferecidos à população que depende do SUS (Sistema Único de Saúde). Mas as novidades começaram ontem, quando a administração assinou  a inclusão de sete medicamentos de distribuição gratuita, incluindo remédios para a próstata, osteoporose, Saúde Mental, ginecologia e pós AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A Saúde Mental, inclusive, será a maior beneficiada no mês de aniversário. A primeira novidade é a entrega do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) III 24 horas, que funcionará em imóvel próprio na Vila Vitória, região que abrange bairros populosos como Vila Luzita e Jardim Irene 1 e 2 . O prédio será entregue aos usuários no dia 26 de abril e oferecerá oito leitos de internação.

Já no dia 29, o governo municipal lança oficialmente o programa Crack, é Possível Vencer, iniciativa do governo federal que será desenvolvida em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança Pública Urbana e Inclusão Social. Na mesma manhã, serão entregues uma República Terapeuta para o público adulto e um Consultório na Rua - todos destinados a atendimento de pacientes vítimas de transtornos psíquicos e emocionais.

Além disso, o CHM (Centro Hospitalar Municipal) ampliará o número de leitos da UTI adulto, uma das principais necessidades na Saúde pública do País. "Hoje, são 17 leitos na unidade, que saltarão para 34 no total", garantiu o secretário de Saúde do município, Homero Nepomuceno.

O hospital também passa por outras reformas internas para melhorar a qualidade de atendimento ao público.

PROGRAMAÇÃO

Além do Tihuana, apresentam-se no Parque Central no dia 7 as bandas Brothers of Brazil, Vespas Mandarinas, Kiara Rock, Defakto de fato e Pânico X.

Já no dia 8,  em que a cidade comemora seus 460 anos, a Orquestra Sinfônica de Santo André fará apresentação ao lado de Luisa Possi e Pedro Mariano, no Clube Aramaçan.

Entre as diversas atrações culturais que acontecerão durante todo o mês, o destaque é exposição na Casa do Olhar que retrata a vida e obra do artista plástico e andreense Luiz Sacilotto, um dos maiores nomes do concretismo do País. A abertura está marcada para o dia 24.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;