Economia Titulo Previsão
Para economista, Brasil deve crescer ao longo de 2010
16/08/2009 | 07:18
Compartilhar notícia


A retomada da economia brasileira é consistente e o País tem condições de crescer "relativamente bem" ao longo de 2010, acredita Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, ex-diretor de Política Econômica do Banco Central e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro. "Acho que nos próximos trimestres a economia vai continuar crescendo", afirmou o executivo.

Goldfajn disse que, embora a Ásia e o Brasil tenham começado a retomada mais cedo, os Estados Unidos e a Europa devem mostrar "boa recuperação" ainda em 2009, já neste terceiro trimestre. O economista prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deverá crescer de 1,5% a 2% no segundo trimestre deste ano - o resultado oficial será divulgado em 11 de setembro. Com um resultado positivo no segundo trimestre, o Brasil estaria tecnicamente fora da recessão.

Apesar da expectativa de melhora no segundo semestre deste ano, Goldfajn avalia que o PIB ficará levemente negativo em 2009, mas que em 2010 ele poderá crescer ao redor de 4,3%.

Em julho, o Itaú Unibanco passou a divulgar um estudo que mede o PIB brasileiro mês a mês. Segundo o banco, em maio, o País cresceu 2,3%. O número referente a junho será divulgado amanhã. Goldfajn adiantou que o PIB de junho não supera o de maio, "mas é saudável". O lucro trimestral do Itaú Unibanco foi de R$ 2,571 bilhões, e no semestre, de R$ 4.586 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;