Esportes Titulo Natação
Cielo conquista ouro nos 50m livre em Roma
Da AFP
01/08/2009 | 13:52
Compartilhar notícia


O brasileiro César Cielo conquistou o título mundial dos 50 metros livre do Mundial de Natação, neste sábado, em Roma, ao completar a prova em 21 segundos e oito centésimos, à frente dos franceses Frédérick Bousquet (21.21) e Amaury Leveaux.

Cielo, de 22 anos, entra para a história como o terceiro nadador a conseguir o ouro nos 50 e nos 100 metros estilo livre em um mesmo mundial. Além dele, a proeza havia sido alcançada pelo russo Alexander Popov em 1994 e pelo americano Anthony Ervin em 2001.

Atual campeão olímpico da modalidade, Cielo havia comemorado seu primeiro ouro no mundial na quinta-feira, ao vencer a prova dos 100 metros livre batendo o recorde mundial e superando o atual campeão, o francês Alain Bernard. "É incrível ter ganho os 50 metros livres, tão rápidos, estou muito feliz por ter conseguido", disse o nadador paulista, ao sair da piscina do Foro Itálico.

Um ano depois da surpreendente vitória nos 50m dos Jogos Olímpicos de Pequim, Cielo volta a se destacar em uma competição internacional, confirmando o título de homem mais rápido do mundo dentro d'água.

Sem lágrimas desta vez, Cielo ouviu a execução do hino nacional brasileiro na cerimônia de premiação com um sorriso emocionado, visivelmente eufórico com a inédita conquista dupla. Na quinta-feira, quando além de ganhar o ouro bateu o recorde mundial nos 100m livre, o nadador não aguentou e caiu no choro.

O francês Bousquet, que neste sábado precisou se contentar com a medalha de prata, é o atual detentor do recorde mundial dos 50m livre, estabelecido no dia 26 de abril.

Busquet e Cielo são amigos e treinam juntos há três anos na cidade americana de Auburn, no Alabama, sob as ordens do treinador australiano Brett Hawke. Aos 28 anos, o francês comemorou a primeira medalha da carreira na quinta-feira, o bronze nos 100m livre vencidos pelo brasileiro. A prata deste sábado foi a segunda.

"Não me sinto decepcionado. Estou muito feliz por subir em outro pódio, e muito mais por fazê-lo com outro francês e César", declarou Bousquet depois da prova. "Eu vi sua estreia em Auburn, e é incrível (a dupla vitória de Cielo no mundial). Agora vou trabalhar para derrotá-lo daqui a três anos, nos Jogos de Londres", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;