Política Titulo Rotina semanal
População pede emprego e
dinheiro a Lauro Michels

Prefeito de Diadema abre gabinete a munícipes; 31 pessoas
conseguiram falar com o prefeito, cada uma por 15 minutos

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
26/03/2013 | 07:14
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), iniciou ontem a rotina semanal de abrir as portas de seu gabinete para atendimento popular, mas já repensa se continuará com a prática. Isso porque a iniciativa decepcionou o verde, pois a maioria dos pedidos realizados por munícipes foi solicitação de empregos, em alguns casos no próprio Paço. Outros visitantes chegaram a pedir dinheiro para o gestor municipal.

"O que me deixou assustado foram os pedidos de empregos. Falam que a taxa de desemprego caiu, mas parece que isso não é verdade. Outros chegaram a me pedir dinheiro. Se atendesse a essas solicitações em meu gabinete, cometeria crime. Então, expliquei que a Prefeitura não tem a função de agência de emprego e que há o CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador)", discorreu o prefeito.

Lauro conversou com os munícipes das 10h às 16h30, com a finalidade de estreitar os laços com a população e ouvir suas demandas. A ideia inicial é anotar todas as sugestões e reclamações em uma ficha, para serem encaminhadas aos setores competentes da Prefeitura.

Ao todo, 31 pessoas conseguiram entrar no gabinete do prefeito, cada uma por aproximadamente 15 minutos. O número de visitantes foi maior, mas, para não comprometer as outras atividades do gestor da cidade, foram distribuídas senhas - nem todos tiveram a chance de dialogar com o verde.

Somente quatro munícipes levaram demandas consideradas coletivas, como a reclamação de uma cidadã a respeito do estacionamento da Rua Carajós, na Vila Conceição, alegando que a via é estreita demais para deixar carros parados. Outras demandas foram a respeito de limpeza urbana.

"Isso me faz repensar se manterei o gabinete aberto ou não, pois (as solicitações de empregos e dinheiro) acabam atrasando os trabalhos da cidade. As pessoas têm que saber que temos o CAT. Vou fazer propaganda desse equipamento. Posso reformular as visitações para que haja atendimento de grupos (de moradores), para ter solicitações coletivas", disse.

Enquanto não decide se mudará os critérios para visitação, o atendimento popular segue planejado para ocorrer toda segunda-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h30, exceto em situações de agendas governamentais no mesmo período.

OUTROS CASOS

Neste ano, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), também abriu seu gabinete para a população, mas o objetivo da ação foi apenas apresentar a sala do gestor municipal. A atividade ocorreu uma vez, no primeiro dia de mandato.

O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB, 2009-2012) também adotou ação semelhante no início de seu governo, na Praça de Atendimento da Prefeitura. O petebista manteve a prática por três anos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;