Economia Titulo G8
Emergentes se decepcionam sem ampliação do G8
11/07/2009 | 07:47
Compartilhar notícia


Ao final da reunião de cúpula do G8, a maior decepção para os emergentes, foi a resposta negativa do grupo dos países ricos para sua demanda de incorporação do Brasil, Índia, China, México e África do Sul e do Egito, para a formação de um foro mais representativo, o G14. Mesmo assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se tivesse que optar escolheria o G20 como principal organismo de governança.

Para o presidente, o G20 é mais representativo e deve ser mais "valorizado" até a sua próxima reunião de cúpula, que se dará em setembro em Pittsburgh, nos EUA. Essa reunião, de acordo com Lula, terá especial importância, porque será o momento de verificar se as medidas recomendadas nas duas cúpulas anteriores estão sendo implementadas.

Durante a reunião do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia), que foi encerrada hoje em L'Aquila, Lula insistiu que várias medidas continuam no papel. Entre elas, estão a retomada das negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio, e a liberação de financiamentos pelo Fundo Monetário Internacional, com os recursos adicionais que recebeu de seus membros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;