Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que os olhos ficam vermelhos?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
24/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Para entender por que os olhos ficam vermelhos nas fotos é preciso saber que a pupila (bolinha preta no centro da íris - parte colorida dos órgãos da visão) é, na realidade, um buraquinho.

Ao tirar foto com flash, a luz que sai da câmera pode iluminar o orifício, dependendo da posição do rosto. Quando isso acontece, a câmara vítreo (formada por material gelatinoso que preenche quase todo o interior dos olhos) é iluminada. Dessa maneira, sua coloração avermelhada - por causa dos vasos sanguíneos - é refletida pela retina (membrana fina que reveste a parte de dentro dos órgãos).

Para evitar que isso aconteça, existem máquinas que disparam pequenos flashs antes do principal. As luzes fazem com que a pupila diminua de tamanho, deixando o buraquinho ainda menor. Assim, a iluminação não consegue passar pelo orifício e chegar à câmara vítreo. Então, a cor vermelha não aparece.

ANIMAIS

Cães, felinos e animais noturnos podem sair com olhos de cores diferentes nas fotos. Em geral, ficam brancos, azulados, esverdeados ou amarelados. Isso ocorre porque possuem a tapetum lucidum, membrana que fica na parte interna dos órgãos da visão.

Quando recebe luz, a película a repassa para as células chamadas bastonetes, que permitem ao bicho enxergar bem no escuro. Quanto mais delas existirem nos olhos do animal, melhor será sua visão à noite.

Do mesmo modo que nossa retina, essa membrana reflete a luz do flash da câmera fotográfica, aparecendo a coloração interna dos olhos da espécie na imagem.

Há quem acredite que olhos claros têm mais chances de ficar avermelhados nas fotos, mas não é verdade. Isso ocorre bastante quando a pupila é grande.

 

Vitória Balconi Martins, 9 anos, de São Caetano, curte fotografar outras pessoas e a si mesma. "Quando não tenho o que fazer, tiro fotos com o celular." A menina só não sabe ao certo o motivo de os olhos ficarem vermelhos nas imagens. "Acho que acontece mais com quem tem olhos claros."

 

Consultoria de Paulo Augusto de Arruda Mello, professor de Oftalmologia da Unifesp, e do biólogo Guilherme Domenichelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;