Política Titulo Sto.André
Aidan envia à Câmara projeto de reajuste de 4,5% a funcionalismo
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
06/05/2009 | 07:24
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), enviou ontem à Câmara o projeto que concede reajuste salarial de 4,5% ao funcionalismo a partir de abril. A proposta do chefe do Executivo prevê também abono a todos os servidores admitidos até 15 de maio, aposentados e pensionistas. O valor de R$ 735 será parcelado em duas vezes de R$ 367,5: o primeiro pagamento deverá ser efetuado neste mês e o segundo, em setembro.

No entanto, segundo integrantes do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) presentes à sessão da Câmara, a administração não esperou a conclusão das negociações do reajuste salarial da categoria. O valor pedido pelo sindicato em março previa a reposição das defasagens relacionadas às perdas salariais, de 79,90%. À época, o chefe do Executivo alegou ser impossível atender o percentuals pedido. Procurada, a Prefeitura não informou os motivos do envio do projeto com antecedência.

Descontentes e pegos de surpresa, representantes do sindicato se reuniram com os vereadores para pedir que o tema não entre nas discussões da próxima sessão. "Queremos acreditar que seja uma trapalhada interna da administração. Hoje (ontem) mesmo realizamos contatos com o governo e havia a perspectiva de sentarmos para discutir o assunto ainda nesta semana. Aí tivemos a notícia de que a matéria havia sido enviada à Câmara", reclamou Jaime de Almeida, coordenador da diretoria de base do Sindserv.

Segundo ele, as discussões não estão encerradas. Amanhã, às 18h, o sindicato - que representa 12 mil servidores - realizará uma assembleia com a categoria para avaliar a proposta. "Antes disso teremos um ato na Câmara para colocar nosso posicionamento", afirmou.

"Acho que é um desrespeito com os funcionários públicos. Não concordamos com o valor. Queremos 20% de reajuste para o mês de abril e uma discussão das perdas salariais que chegam a 80%. Sabemos que o governo não chegará a este valor, mas esperávamos, pelo menos, uma proposta melhor", disse Almeida.

Segundo ele, as expectativas de melhor índice foram motivadas por uma promessa feita por Aidan na última semana de campanha eleitoral. "Ele nos prometeu que se vencesse as eleições corrigiria a inflação do período e discutiria todas as perdas salariais." Os 21 vereadores prometeram não votar o projeto antes de ter explicações da administração sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;