Economia Titulo Vale a pena?
Antecipar IR só é bom para saldar dívidas
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
26/04/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Antecipar o recebimento do 13º salário ou da restituição do IR (Imposto de Renda), segundo especialistas, só é bom negócio se for para saldar dívidas. Caso contrário, pode contribuir apenas para deixar a conta corrente ainda mais negativa e para ultrapassar os limites do cartão de crédito a longo prazo.

Segundo Eduardo Becker, professor de Macroeconomia da Esags (Escola Superior de Administração e Gestão), de Santo André, a antecipação é uma saída para quem precisa quitar uma grande dívida, como as que rotineiramente as pessoas contraem com o cheque especial.

Nesses casos, os juros mensais praticados nas linhas de crédito para antecipações do 13º salário e da restituição do IR (que podem variar entre 2,19% a 4,95% nas principais instituições bancárias) são menores do que, por exemplo, a taxa média do cheque especial, que estava a 9,03% ao mês, de acordo com o levantamento do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), de São Paulo, realizado no início de abril.

"O cliente precisa diminuir o saldo devedor sempre. Essa é a regra. As antecipações também valem para quem teve algum gasto de emergência, como despesas com saúde", comentou Becker.

Na visão do economista e professor da Universidade Metodista de São Paulo, Sandro Maskio, é necessário que o cliente trace um planejamento a médio e longo prazo. "Não adianta saldar uma dívida emergencial hoje e no final do ano - devido aos impostos pagos, festas de fim de ano - entrar no ‘vermelho' novamente ou até aumentar a dívida".

O recurso oferecido pelos bancos também pode ser uma saída para quem precisa de uma verba extra a curto prazo, como reforma da casa, por exemplo. "Nesses casos, os juros podem ser menores do que o parcelamento da compra de materiais de construção. Por isso, é preciso comparar taxas", afirmou.

Maskio completou: "solicitar a antecipação apenas por consumo não tem sentido, já que irão ser pagos juros e o total a se receber será menor, logo, o poder de adquirir bens, também".

Juros cobrados pelos bancos variam de 2,19% a 4,95%

Os juros praticados mensalmente nas linhas de crédito para antecipações do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda podem variar entre 2,19% a 4,95%.

Porém, as taxas dependem do prazo de pagamento, se a antecipação já foi solicitada em anos anteriores e se for para a restituição ou para o 13º. Além disso, é preciso saber qual tipo de cliente cada instituição atende (se precisa ser ou não cliente, por exemplo).

A Nossa Caixa é a que cobra as taxas mais altas em uma lista que inclui ainda o Bradesco, o HSBC, o Banco do Brasil, o Unibanco, o Santander e o Itaú. Para a antecipação do 13º salário os juros variam entre 4% e 4,95% ao mês.

A Caixa Econômica Federal oferece a menor taxa de juros para pessoas físicas: 2,19% ao mês, para clientes que solicitaram o mesmo tipo de empréstimo no ano passado e 2,59%, mensais para aqueles que forem contratar a linha pela primeira vez. Já para o 13º salário, as taxas variam de 2,50% a 2,55%.

No Bradesco, a linha de crédito para antecipação do 13º tem taxas entre 2,95% a 3,95% ao mês. No caso da restituição a taxa varia de 2,25% a 2,95%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;