Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Ribeirão Pires recebe hoje ação social

Diário do Grande ABC nos Bairros estará das 9h às 16h em escola no Parque Aliança, em Ribeirão Pires

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
26/04/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Tem início hoje a quarta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros. A primeira jornada deste ano da maior ação social da região será realizada no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, na EE Mário Leandro, que fica na Rua João Dicieri, 100, das 9h às 16h.

O evento é uma realização do Diário em parceria com a Prefeitura e patrocínio da Universidade Metodista de São Paulo. O objetivo da iniciativa é oferecer serviços gratuitos de Saúde, lazer e cidadania à população carente.

Cerca de 200 voluntários atenderão a comunidade durante todo o dia. A expectativa é de que cerca de 3.000 pessoas de todas as idades sejam contempladas pela ação social.

Para o secretário de Promoção Social de Ribeirão Pires, Eduardo Nogueira, o Diário do Grande ABC nos Bairros é uma boa oportunidade para aproximar a população do poder público. "É uma maneira de colaborarmos com a autoestima das pessoas e com o exercício de cidadania."

Entre as atividades oferecidas estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre higiene bucal e alimentar, limpeza de pele, emissão de RG e carteira de trabalho, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e orientação para confecção e cadastro de currículo. Os idosos poderão receber a dose da vacina contra gripe. Na parte da diversão, haverá cama elástica, pula-pula, brinquedos, recreação e cinema.

Segundo o vice-diretor da escola, Vicente Rodrigues, a grande vedete do Diário do Grande ABC nos Bairros é o corte de cabelos. "Os pais esperam e perguntam quando vai acontecer."

Em 2008, foram realizados aproximadamente 27 mil atendimentos em sete eventos. Para este ano estão previstas cerca de 20 ações semelhantes nos sete municípios do Grande ABC.

BAIRRO - O Parque Aliança começou a receber os primeiros moradores no fim da década de 1980. Grande parte das famílias que chegaram naquela época permanecem no lugar. Atualmente, o bairro possui cerca de 14,5 mil habitantes e área de 4.284.595 m². O Parque Aliança é formado essencialmente por residências, mas conta com alguns estabelecimentos comerciais.

O nome que leva foi herdado da Fazenda Aliança, que loteou os terrenos do local. Na época, a administração ofereceu 5.000 tijolos para que a população construísse casas. Foi uma forma encontrada para evitar possíveis invasões.

O Parque Aliança tem uma escola estadual e uma praça com quadra esportiva, um pequeno palco e um playground. A única UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende a comunidade é no Jardim Guanabara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;