Esportes Titulo Ramalhão
Diretoria traz Dedimar por identificação

Ex-capitão vira treinador do Sto.André; Da Guia deve ser anunciado como auxiliar técnico

Derek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
20/03/2013 | 07:09
Compartilhar notícia


 

O presidente Celso Luiz de Almeida anunciou na manhã de ontem a contratação do ex-jogador e capitão do título da Copa do Brasil de 2004 Dedimar como novo técnico da equipe. E a justificativa do dirigente foi bem direta para chegar ao nome do comandante, que pendurou as chuteiras em 2011: identidade com o Santo André.

Assim, ele chegou ontem à noite à cidade e hoje deve assistir ao duelo contra o Juventus das cabines do Estádio Bruno Daniel.

“Tem identificação com o clube, conhece futebol e foi capitão de sucesso por aqui. Eu o tinha convidado no início do ano para ser diretor técnico, mas na oportunidade ele tinha outro compromisso. Agora veio”, destacou o mandatário ramalhino, que hoje ainda anunciará o novo auxiliar técnico.

Nos bastidores, o nome de outro ex-jogador aparece com força: Da Guia. Já o cargo de preparador de goleiros segue em aberto.

“É surpresa, não esperava que isso acontecesse tão rápido. É grande honra ser escolhido como técnico entre tantos profissionais, porém, sei também da dificuldade deste novo desafio que terei pela frente”, afirmou o técnico, ao site oficial do clube.

 

Esta será a primeira oportunidade de Dedimar como treinador. Mas o extenso currículo como atleta e o papel desempenhado como capitão na maioria das equipes que atuou o credenciam ao cargo. Enquanto jogador, além das três passagens como atleta na equipe do Grande ABC, defendeu Vitória, Juventude, Palmeiras, Atlético-MG, Jubilo Iwata (Japão), Coritiba, Paulista, Marília, São Caetano, Juventus, Guaratinguetá, Paraná, Catanduvense, Red Bull e Concórdia-SC.

A chegada do novo comandante animou o elenco ramalhino, que já não estava afinado com o trabalho de Arnaldo Lira. “É um cara que conhece o clube, de identificação. Não tenho palavras para falar sobre o Dedimar e o que ele representa ao Santo André. O considero o eterno capitão. Homem de caráter, grande profissional”, exaltou o volante Ramalho. “Com certeza vem para nos ajudar, mas principalmente nós temos de auxiliá-lo”, completou.

Dedimar não foi a única novidade na equipe. O preparador físico Stelio Metzker também foi repatriado. “De volta para casa”, exaltou ele, que ontem comandou treino recheado de histórias e risadas. “Sem alegria e contentamento fica difícil. O elenco do Santo André tem muita qualidade e experiência, fiquei até surpreso quando vi. Agora dentro da nossa experiência vamos tentar colocar essa equipe acreditando que pode fazer algo melhor”, afirmou Metzker, que após deixar o Ramalhão no início de 2011 passou pelo Cerezo Osaka, do Japão, onde ganhou “mais experiência em clube que oferece coisas totalmente diferentes daqui”. Atualmente estava no Avaí, junto do ex-técnico andreense Sérgio Soares.

Artilheiro William Xavier cobra reação do time

 

Nas quatro últimas rodadas do Campeonato Paulista da Série A-2 o Santo André colecionou um empate e três derrotas, o que cessou a campanha de recuperação da equipe e impediu a entrada no G-8.

Mas como o time ainda tem reais chances de alcançar a segunda fase, a confiança segue viva no Ramalhão e o atacante William Xavier cobra reação do time neste jogo contra o Juventus, afinal é a última chance para manter as esperanças acesas.

“Se não mostrarmos maneiras diferentes, posicionamento diferenciado dentro de campo, vai ir e vir treinador e a situação vai continuar a mesma”, disse o jogador, artilheiro do time na competição com quatro gols (mesmo número de Luciano Henrique). Segundo o atacante, a contratação de Dedimar para treinador é algo que pode contribuir positivamente ao elenco.

“Ninguém tem nada a dizer dele (negativamente). É homem de caráter, tanto que todos sabemos que as decisões que ele tomar serão as melhores para o Santo André e não por orgulho próprio ou arrogância de dizer que é ele quem manda”, afirmou ele, alfinetando indiretamente o ex-comandante Arnaldo Lira, que com seu estilo intenso acabou perdendo o controle do time. DB


Duelo vira encontro de campeões

O duelo entre Santo André e Juventus tem tudo para se transformar em reencontro de jogadores e personagens da conquista da Copa do Brasil de 2004. Pelo lado ramalhino, o volante Ramalho estará em campo, o ex-lateral/zagueiro Dedimar foi anunciado como treinador e o ex-curinga Da Guia deve ser confirmado como auxiliar, enquanto o preparador físico Stelio Metzker completa a turma andreense.

Já do outro lado, o meia Elvis veste a camisa dez grená, é um dos principais nomes do elenco do time da Capital (juntamente com o atacante Tuta), mas não está confirmado no jogo. E nas arquibancadas, o ex-volante e técnico Sérgio Soares deve marcar presença.

"É uma reunião de histórias bacanas. Mais de alegrias do que tristezas”, afirmou Ramalho, que destacou: o clima amistoso perdura apenas até o momento que o árbitro apitar o início de jogo. “Elvis de um lado, Ramalho de outro. A gente tem amizade fora, mas dentro de campo é cada um pela sua”, emendou.

“É muito bom reunir a galera. Alegria muito grande poder relembrar os bons tempos”, destacou o meia juventino, dúvida por causa de dores no tendão do joelho direito. Mas se estiver em campo, garante que vai dar o máximo pelo time da Mooca.

“Independentemente da situação, tem de ser profissional. Mesmo jogando contra o time que amo, que tenho carinho, nessas horas não tem coração, tem que defender a equipe que joga”, disse o jogador grená, que no último compromisso de seu time, diante do Rio Claro, ficou de fora por lesão e esteve no banco de reservas como auxiliar do técnico interino Celinho. DB

Guará visita Lusa de olho na classificação

O Guaratinguetá pode ser o terceiro time a garantir vaga na segunda fase da Série A-2. Para isso, precisa vencer a já garantida Portuguesa, às 20h30, no Canindé. Em caso de empate, a Garça avança se o São José perder do Noroeste, no mesmo horário, em Bauru.

Já Comercial (quarto) e Osasco (quinto) fazem duelo direto às 20h30, em Ribeirão Preto, e quem vencer se aproxima da classificação. Outros dois concorrentes à vaga são Red Bull (11º) e Velo Clube (décimo), que jogam às 19h, em Campinas. No mesmo horário, O São Carlos (18º) joga em casa diante do Barueri (15º), em jogo contra a degola.

Às 20h, a Santacruzense (19ª) tenta os últimos suspiros em casa diante do Rio Claro (sétimo), enquanto o Rio Branco (16º) recebe o Capivariano (oitavo) e o Catanduvense (12º) pega a Ferroviária (17º). O já classificado líder Audax recebe o Monte Azul (sexto), que ainda sonha com a classificação, às 15h, na Capital. DB




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;