Setecidades Titulo Saneamento
São Caetano tratará todo o esgoto até fim de abril
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
03/04/2009 | 07:28
Compartilhar notícia


A promessa de se tornar a única cidade da região a ter 100% de esgoto tratado deve finalmente se tornar realidade até o fim deste mês em São Caetano.

O engenheiro do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, Sandro Casini, disse que restam 35 metros para terminar o emissário de esgoto de 900 metros de comprimento que levará os dejetos de cerca de 44 mil pessoas para tratamento.

"Era para ter terminado em dezembro, mas por causa das chuvas houve atrasos consideráveis", justificou Casini.

O engenheiro afirmou que as partes mais complicadas da obra já foram finalizadas, como a passagem das tubulações por baixo de dutos da Petrobras e dos trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"O que resta do emissário é a parte que passa por baixo dos trilhos da empresa MRS", explicou o engenheiro do DAE. "É um trabalho todo manual e feito de forma que não seja interrompida a passagem de trens."

O emissário levará todo o esgoto coletado na cidade para a ETE ABC (Estação de Tratamento de Esgoto). Com a obra, São Caetano saltará dos seus atuais 80% de esgoto tratado para 100%.

Outras cidades - São Bernardo conseguiu melhorar seu índice de tratamento de esgoto. A cidade, que tratava 30%, passou a registrar tratamento de 32% em oito meses.

A melhora é fruto de obras de saneamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na cidade.

Em Rio Grande da Serra, os índices de coleta também tiveram aumento.

O município, que recolhia 31% dos dejetos produzidos passou para 34%. A estatal também investiu em redes coletoras e coletores-tronco na cidade.

Ribeirão Pires, cidade também gerenciada pela Sabesp, não teve alteração nos índices de saneamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;