Setecidades Titulo Exame detalhado
São Caetano compra mamógrafo digital
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
11/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre janeiro e fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de São Caetano registrou cerca de 20% de aumento nos exames de prevenção do câncer de mama, segunda a secretária Helaine Balieiro de Souza. Para otimizar o atendimento e conscientizar a população para a realização do exame preventivo, o Caism (Centro de Atenção Integrada da Mulher) conta com um novo mamógrafo de tecnologia moderna que por meio da digitalização possibilitará um diagnóstico amplo das doenças mamárias.

"Por mês fazemos cerca de 450 exames de mamografia em mulheres de todas as idades. Agora, teremos um serviço melhor e de alta tecnologia", explicou Helaine.

O fornecimento do aparelho foi firmado por um convênio entre a Prefeitura e a Fundação do Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnósticos por Imagem da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Além do novo serviço de mamografia, no próximo sábado, a Prefeitura de São Caetano vai inaugurar a Unidade de Saúde Oftalmológica Doutor Jaime Tavares, na Avenida Vital Brasil Filho, 61, no bairro Santa Paula. A secretária de Saúde disse que a estimativa é de que cerca de 200 atendimentos por semana sejam realizados no novo espaço.

Além dos atendimentos de rotina, como consultas para uso de óculos e avaliações visuais, também serão oferecidos os atendimentos de alta complexidade, destinados a casos de implantes.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 70 mil na reforma do prédio e na compra de aparelhos. Também na busca de tecnologias avançadas e profissionais especializados para os diversos tipos de doenças da visão, o município firmou contrato com validade de um ano e custo mensal de cerca se R$ 80 mil com o Instituto dos Olhos da Faculdade de Medicina do ABC. "A oftalmologia teve grandes evoluções ao longo dos anos. Com essa parceria vamos melhorar o atendimento, além de contar com mão-de-obra especializada para tratamentos de doenças especializadas, como a catarata", explicou a secretária.

O agendamento das consultas poderá ser feito nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) da cidade. Os pacientes em que forem constatados casos de maior complexidade serão encaminhados diretamente para o Instituto dos Olhos. Os procedimentos cirúrgicos serão realizados no Hospital Márcia Braido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;