Setecidades Titulo Contaminação
Quantidade de áreas contaminadas na região aumenta 5%

São Bernardo lidera o ranking com 78 locais . A cidade é seguida por Santo André, com 77 áreas e está à frente de São Caetano, com 32 locais

Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
03/03/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


O Grande ABC tem 244 áreas contaminadas de acordo com levantamento divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Houve aumento de 5,63% nos locais em situação de risco ambiental que, em 2007, eram 231.

São Bernardo lidera o ranking com 78 locais . A cidade é seguida por Santo André, com 77 áreas e está à frente de São Caetano, com 32 locais, e Diadema, com 18.

Mauá tem 24 áreas contaminadas, entre elas a Recap (Refinaria Capuava) e o aterro sanitário Lara. Outras 13 áreas estão em Ribeirão Pires e duas em Rio Grande da Serra.

Casos emblemáticos seguem na lista sem remediação, como o terreno das Indústrias Matarazzo, em São Caetano, e o Condomínio Barão de Mauá, em Mauá.

As sete cidades seguem a tendência estadual que aponta os postos de gasolina como os grandes vilões da contaminação ambiental. A maior parte dos registros regionais está vinculado a esse tipo de estabelecimento.

No Estado, os postos figuram com 1.953 registros, o equivalente a 78% do total de locais averiguados. As atividades industriais vêm em segundo lugar com 337 registros, ou 13% do total, seguidas das atividades comerciais, com 120 registros, 5% do total.

Em menor quantidade estão as instalações para destinação de resíduos, com 80 áreas, 3% do total, e dos casos de acidentes envolvendo produtos químicos e fontes de contaminação de origem desconhecida, com 22 registros, 1% do total levantado.

Como na região, o número geral de áreas contaminadas cresceu no Estado (10%) e passou de 2.272, em 2007, para 2.514, em 2008. A Cetesb atribui a elevação dos números à fiscalização ostensiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;