Economia Titulo Grande ABC
Prefeitos querem consumidor com acesso fácil ao crédito
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
03/03/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A adoção de medidas que viabilizem a concessão de crédito e mantenham a arrecadação de impostos nos municípios estão na pauta que o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC irá expor durante o seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, a ser realizado nos dias 11 e 12, em São Bernardo do Campo.

Durante a 175ª Reunião Ordinária do Conselho de Municípios, ocorrida na manhã da última segunda-feira (2) no Consórcio, o assunto foi colocado pelo presidente da entidade e prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior. Segundo ele, todos os prefeitos querem trabalhar para evitar que os efeitos da crise se alastrem. "Buscaremos melhorias no acesso ao crédito que, embora exista, não está chegando na ponta do consumo. Talvez esse seja o maior desafio", pontuou Auricchio.

Outro tópico citado pelo prefeito, representando os líderes dos demais seis municípios, é que "todos são unânimes em apontar o spread bancário (diferença entre o valor que banco capta recursos e quanto ele cobra para emprestá-los) como um fator de dificuldade num momento como este."

A respeito do recolhimento de impostos, que no caso do ISS (Imposto Sobre Serviços) todas as cidades apresentaram um crescimento nos últimos seis meses de 2008, ante o mesmo período de 2007, os prefeitos têm a preocupação de manter os índices.

De acordo com o diretor do Consórcio, Fausto Cestari Filho, a proposta feita pela entidade aos secretários do Desenvolvimento Econômico do Grande ABC em realizar um diagnóstico dos setores mais afetados pela crise, será entregue hoje aos organizadores do seminário.

As propostas serão apresentadas durante o evento, que tem patrocínio, além do Consórcio, da Agência do Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;