Economia Titulo Empresas
Pedidos de recuperação judicial aumentam 393,3% devido à crise, diz Serasa
Do Diário OnLine
05/02/2009 | 14:29
Compartilhar notícia


O agravamento da crise financeira mundial e a consequente diminuição da oferta de crédito elevaram os pedidos de recuperação judicial em todo o País no mês de janeiro, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Serasa. Segundo a entidade, houve alta de 393,3% na comparação com janeiro de 2008 e de 60,9% em relação a dezembro.

“O aumento reflete a dificuldade na gestão financeira das empresas, sobretudo no último trimestre de 2008, devido a menor oferta de crédito no mercado doméstico e externo, aos juros elevados e ao aumento da inadimplência da pessoa jurídica. O crescimento da inadimplência da pessoa física também afetou a rentabilidade de algumas empresas”, avaliou a Serasa.

As recuperações judiciais deferidas (“procedimento intermediário entre o requerimento e a concessão, no qual o juiz apenas analisa a conformidade aos requisitos formais”, explica a entidade) totalizaram 40 eventos em janeiro deste ano, contra 10 em janeiro de 2008 e 26 em dezembro – altas de 300% e 53,8%, respectivamente.

Segundo a entidade, houve quatro concessões de recuperação judicial em janeiro, três em dezembro de 2008 e uma em janeiro do ano passado, ou seja, aumentos de 33,3% e 300%, nesta ordem.

Falências – Os registros de falências decretadas aumentaram 35,6% entre dezembro de 2008 e janeiro deste ano. Já na comparação como mesmo mês do ano passado, houve queda de 16,4%.

De acordo com a Serasa, o volume de falências requeridas diminuiu 28,3% em relação a dezembro e 10,1% na comparação com janeiro de 2008.

“A queda no número de falências continua refletindo os dispositivos da Lei de Falências, de 2005. Adicionalmente, o melhor aculturamento do mercado em relação à prática das recuperações tem estendido essa alternativa a um maior número de empresas em dificuldades”, informou a pesquisa da entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;