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Empresas de telefonia lideram queixas no Procon

Claro e Vivo estão entre as mais reclamadas em Sto.André

Leone Farias e Tauana Marin
13/03/2013 | 07:00
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As companhias de telefonia e as voltadas à área de produtos (como móveis, eletrônicos e vestuário) foram as campeãs em reclamações em Santo André durante o ano passado. A operadora Claro, a fabricante de telefones celulares Motorola e a operadora Vivo ocuparam, respectivamente, os três primeiros lugares no ranking das empresas com maior volume de queixas computadas no município pela Fundação Procon-SP no período.

O ranking aponta reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas que as empresas tomaram ciência pelo órgão de defesa do consumidor e cujos acordos foram mediados pela entidade, em audiências. Não estão incluídos nos números de atendimento ou contatos feitos para orientação e consultas.

Segundo a advogada e diretora do departamento de assistência judiciária e de defesa do consumidor da Prefeitura de Santo André, conveniado à Fundação Procon, Heleni de Paiva, as operadoras de telefonia, por exemplo, recebem inúmeras reclamações porque vendem além do que podem atender. "Muitas vezes as propagandas e ofertas são enganosas ou causam dúvidas, gerando a insatisfação no cliente. Além disso, as empresas no geral, não se modernizam para atender seus consumidores", enfatizou. O departamento atendeu 15.959 casos em 2012 e, desses, 7.819 foram consultas e orientações; em outros 8.140 processos foram encaminhados à CIP (Carta de Informação Preliminar) às empresas; e 6.431 casos foram solucionados. "O problema é que mesmo com a conscientização de seus direitos a cada dia, os consumidores ainda desistem muito de suas causas. Mas estamos percorrendo um caminho crescente", disse.

Em todo o Estado, em 2012, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário e outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (33%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 25,7% e serviços essenciais (como telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico), com 16,5%.

OUTRO LADO - Campeã das reclamações em Santo André, a Claro informou que tem trabalhado para a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços. "A operadora continua realizando fortes investimentos em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar melhor atendimento ao consumidor", comunicou.

Segunda colocada, a Motorola Mobility destacou que, por dez vezes, conquistou o título do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, sendo o último em 2012, mas reforça que está comprometida em aprimorar constantemente o atendimento aos seus clientes.

Por sua vez, a Telefônica Vivo disse que as reclamações fundamentadas em Santo André representam apenas 0,00009% dos 480 mil acessos da companhia na cidade. A operadora informou ainda que houve queda de 61% no volume de queixas procedentes ao Procon de Santo André em 2012 na comparação com 2011, como resultado dos investimentos e esforços contínuos em melhorar a qualidade dos serviços.

A CCE não tinha porta-voz disponível para comentar sobre o tema, até o fechamento desta edição. E a quinta colocada, o Magazine Luiza, disse que está trabalhando na implantação de todas as ferramentas necessárias para a melhoria e o pleno atendimento ao cliente.

 

 




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