Setecidades Titulo Jardim das Oliveiras 3
Inspeção judicial vira ato político

Luiz Marinho prometeu atendimento especializado para as famílias do Jardim das Oliveiras 3

André Vieira
Do Diário do Grande ABC
20/12/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A inspeção judicial realizada ontem pela manhã para avaliar a contaminação no Jardim das Oliveiras 3, em São Bernardo, se transformou em ato político. Solicitada pelo juiz titular da 7ª Vara Cível de São Bernardo, Gersino Donizete do Prado, a visita à área foi aproveitada pelo prefeito eleito Luiz Marinho (PT), que, em um palanque improvisado, fez promessas de atendimento especializado ao bairro.

Responsável pelo ato, o juiz afirmou que pedirá a realização de avaliação urgente para determinar os níveis e o dimensionamento da contaminação no bairro, erguido há 15 anos sobre antigo depósito de lixo. Os trabalhos foram acompanhados por cerca de 1.200 pessoas, segundo a Polícia Militar.

"Precisamos saber qual a extensão da contaminação e se podemos fazer alguma coisa com as pessoas morando aqui. Para isso vou pedir uma avaliação atual."

Durante a inspeção, Luiz Marinho (PT) fez breve discurso e afirmou que poderá instalar centro provisório de Saúde no local para avaliar possíveis agravos aos moradores. "Vamos concluir o laudo e, se for necessário, instalaremos uma equipe do Programa Saúde da Família para fazer o levantamento da população", disse o novo chefe do executivo ao lado de seu futuro secretário de Saúde, Artur Chioro.

Os trabalhos foram acompanhados por técnicos do IPT, que realizou investigação ambiental no bairro a pedido da Prefeitura em 2004, e por uma equipe do Setor de Áreas Contaminadas da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que alertou em outubro sobre o risco de contaminação do bairro. Amostras no local detectaram a presença do cancerígeno benzeno no solo e metais pesados na água.

Funcionários da Secretaria municipal de Habitação e Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária também participaram do encontro.

Representando o Ministério Público, a promotora Rosangela Staurenghi, que ingressou em 1995 com ação civil pública pedindo a extinção do Jardim das Oliveiras 3, pediu à população que ajude as autoridades na condução do processo para que se encontre a solução menos traumática.

Os moradores disseram estar mais satisfeitos depois dos pronunciamentos da Justiça e do poder público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;