Cultura & Lazer Titulo
Nelson Rodrigues em vários ângulos
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
28/03/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Nunca é demais lembrar toda a controvérsia existente na obra de Nelson Rodrigues. O jornalista e dramaturgo tem seus polêmicos textos recriados a partir de hoje, na Mostra Nelson Rodrigues, no Centro Cultural São Paulo, e em Senhora dos Afogados, nova montagem do premiado diretor Antunes Filho, que estréia no Teatro Sesc Anchieta.

 Idealizada e organizada pelas curadorias de Teatro e Cinema do CCSP, a mostra traz quatro peças baseadas em clássicos do escritor: 17 x Nelson – O Inferno de Todos Nós, com a Cia. Antikatartika Teatral, e As Noivas de Nelson, com a Cia. Paulista de Artes, que estréiam hoje; A Noite do Meu Bem, com Dinah Perry e Paulo Goulart Filho, com estréia programada para dia 8; e outra montagem de Senhora dos Afogados, com a Cia. Firma de Teatro, programada para o dia 14.

 Paralelamente, entra em cartaz a exposição Gestos Rodrigueanos, que traz 60 imagens, entre cartazes e fotografias, das peças de Nelson Rodrigues.

 Serão exibidos, ainda, filmes e especiais para TV, todos adaptados de textos do homenageado.

 A programação completa da mostra pode ser conferida pelo site www.centrocultural.sp.gov.br.

RETORNO

 A pasteurização da encenação atual decepcionou o diretor Antunes Filho, que buscou refúgio na obra de Nelson Rodrigues, mais especificamente Senhora dos Afogados.

 “Estou muito desgostoso com a sociedade de consumo, com a hipocrisia total. Eu me sinto perdido em meio a tanta deformidade de idéias”, confessa. “Daí minha tristeza: há uma banalização geral. Talvez isso reflita no espetáculo, mas, mesmo assim, procuro me divertir.”

 Considerada uma das peças que trazem a voz do autor em toda sua expressividade, Senhora dos Afogados foi escrita em 1947, mas por conta da censura, só foi encenada pela primeira vez em 1954.

 Classificada como uma das obras míticas de Nelson, conta a história da família Drummond. A trama se desenvolve durante o velório da caçula, que morreu afogada. “As palavras dessa peça são o grande desafio para qualquer encenador”, comenta Antunes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;