Turismo Titulo
Devoção na Europa
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
13/03/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Na Europa as comemorações da Semana Santa ganham características diferentes do Brasil, dependendo do país em que ocorrem.

Itália, Alemanha, Londres, Áustria, Espanha são alguns dos destinos turísticos que celebram a Ressurreição de Jesus Cristo. Os cenários históricos ajudam a compor o clima de religiosidade, regados a tradições preservadas há séculos.

Além do caráter religioso, cada local tem seu próprio costume, seja na forma da decoração e artesanato típico que decoram e colorem as ruas de determinada cidade ou na maneira de devoção do povo, que algumas vezes beira o sacrifício, como em Sevilha, na Espanha, em que os chamados costaleros, homens que carregam estátuas religiosas em seus próprios ombros, esquecem as dores e os limites do seu corpo em favor da adoração a Jesus Cristo. Brincadeiras também fazem parte das comemorações e são realizadas para entreter tanto adultos quanto crianças. E como não poderia deixar de ser, a gastronomia é outro item fundamental para que a Semana Santa desses países seja celebrada e apreciada em todos os sentidos.

ITÁLIA

Na Itália o feriado é diferente do Brasil. Em vez de sexta-feira, o dia escolhido é a segunda, chamado Lunedì di Pasqua.

Os dias que merecem maior destaque no calendário do país durante a ocasião são a sexta-feira e o domingo. Na sexta, são realizadas manifestações religiosas que misturam elementos pagãos e cristãos, como a Diavolatta, uma encenação que acontece na comarca de Palermo e Catania,na ilha de Sicília, com apresentação de estátuas de Jesus crucificado e figurantes que se vestem como no tempo de Jesus.

Em Roma, as atrações que levam milhares de turistas religiosos às ruas são a missa e a procissão lideradas pelo papa Bento 16 durante a noite, perto das ruínas do Coliseu romano, importante cartão-postal da capital italiana.

No domingo de Páscoa é realizada a grande missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, algumas horas depois da vigília do Sábado de Aleluia.

O dia termina com o discurso do papa, que costuma desejar Feliz Páscoa em diversos idiomas. As celebrações da Semana Santa terminam na segunda-feira. O feriado é um dia em que os italianos aproveitam para fazer piqueniques ao ar livre, excursões, passeios, visitas a museus, feiras e mostras de arte.

ALEMANHA

Os costumes são pintar ovos cozidos, assar bolos e fazer fogueiras em algumas regiões do país.

As crianças têm diversão garantida. A decoração dos ovos cozidos faz parte do início da festa. Como símbolo de vida que ressurge na primavera, é costume na Alemanha pintar e decorar os ovos. Os pequenos também elaboram ninhos de palha, musgos e galhos para que o coelhinho deposite seus ovos.

Na Alemanha e em vários países da Europa é comum as crianças se divertirem caçando ovos coloridos na manhã da Páscoa. O costume de procurá-los no jardim também estaria baseado na crença dos germanos e de outros povos antigos de que o ovo é símbolo de fertilidade e da vida nova em crescimento.

No café-da-manhã do sábado e do domingo não podem faltar os ovos pintados com anilina especial. É tradição presenteá-los e, dependendo do talento de quem os pinta, alguns vão parar em exposições durante a Semana Santa.

ÁUSTRIA

Em Viena, capital da Áustria, comerciantes do próprio local e das redondezas oferecem belas e numerosas decorações nas ruas. Mais de 40 mil ovos de Páscoa pintados de desenhos e tamanhos variados, velas, flores, cerâmicas e artesanato de todo o país enfeitam e enchem os olhos dos visitantes que aparecem por lá. Petiscos de Páscoa das províncias austríacas são algumas das opções dentro do roteiro gastronômico.

Para as crianças, a programação conta com jogos e workshops, em que os pequenos podem fazer coelhinhos e outros objetos relacionados à Páscoa.

ESPANHA

O país festeja a Semana Santa com grande emoção, religiosidade e devoção. A maioria dos moradores participa ativamente de todos os atos. De dia e à noite as ruas se transformam em festa, com música, colorido de flores e esculturas religiosas por todos os lados.

Em Sevilha, a data é comemorada com tradição desde o século 16 e se tornou universalmente famosa desde então. Cerca de 50 mil pessoas vão às ruas em 58 procissões, programadas tanto para o dia quanto para a noite. Nelas, os chamados costaleros carregam estátuas religiosas em seus ombros, num sinônimo de veneração e religiosidade.

Além das manifestações religiosas, a gastronomia espanhola traz iguarias especialmente criadas para a ocasião. São receitas caseiras e fáceis de preparar. Impossível não se render ao sabor delas. Umas das delícias preparadas são as torrijas, uma espécie de rabanada, feitas com fatias de pão banhadas em ovo e leite e fritas, que podem ganhar variação com mel e vinho. Há também as monas de Pascua, uma massa de açúcar, limão e canela em pó, que pode ser modelada em formatos de ovos de Páscoa, coberta com chocolates e com surpresas em seu interior. Outro doce tradicional da Espanha é o bortolillo, em formato triangular, com massa frita que leva raspas de limão e recheio de creme. As rosquillas são feitas com manteiga, açúcar, café e baunilha e podem variar de acordo com a região do país.

LONDRES

A capital da Inglaterra, lembrada sempre pela famosa neblina que insiste em aparecer, ganha colorido especial e reserva diferentes atividades entre os dias 21 e 24. No Wetland Centre, os visitantes têm a chance de conhecer o Sr. Heron e Sr. Coelho e descobrir o modo como eles vivem. Os personagens fazem apresentação de mímicas e animam os turistas e moradores. No Museu Imperial da Guerra, o visitante poderá receber um presente de chocolate se conseguir desvendar as pistas. A brincadeira vai das 10h às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;