Internacional Titulo Vaticano
Bento XVI relembra alegrias e dificuldades de seu papado
27/02/2013 | 11:16
Compartilhar notícia


O Papa Bento XVI fez uma emocionada despedida nesta quarta-feira perante uma enorme multidão que acompanhou sua última audiência geral na praça de São Pedro, relembrando momentos de "alegria e luz" durante seu papado, mas também períodos de dificuldade, quando "parecida que Deus estava dormindo".

 

Uma multidão estimada em 150 mil pessoas, muitas com faixas nas quais se lia "Grazie" (Obrigado) tomou a praça para dar adeus a Bento XVI e ouvir seu último discurso como pontífice.

 

Durante o encontro, que ele realizou a cada semana por oito anos para ensinar o mundo sobre a fé católica, o papa agradeceu seu rebanho por respeitar sua decisão de se aposentar.

 

Bento XVI claramente apreciou a multidão e deu uma longa volta ao redor da praça em carro aberto, parando algumas vezes para beijar e abençoar algumas crianças levadas a ele por seu secretário. No total, 70 cardeais participaram do evento.

 

Mas o papa saiu rapidamente, dispensando a típica sessão de encontro com os fiéis que acontece após a audiência. O Vaticano disse que simplesmente havia muitas pessoas que queriam dizer adeus ao pontífice.

 

Tendo em vista o momento histórico, Bento XVI também mudou a agenda e não deu sua típica aula de catecismo de todas as quartas-feiras. Em vez disso, ele fez de sua última aparição pública na basílica de São Pedro algo pessoal, explicando mais uma vez por que ele se tornou o primeiro papa em 600 anos a renunciar e pedindo que os fiéis rezem por seu sucessor.

 

"Amar a igreja significa também ter a coragem de tomar decisões difíceis e dolorosas, sempre mantendo o bem da igreja em mente, não o próprio", declarou ele.

 

Ele lembrou que o papa não tem privacidade. "Ele pertence sempre e para sempre a todos, à toda a igreja", mas lembrou que a aposentadoria não vai significar a volta à vida privada, mas uma nova experiência de serviço à igreja por meio da oração.

 

Bento XVI lembrou que quando foi eleito papa, em 19 de abril de 2005, perguntou se Deus realmente queria aquilo. "É um grande peso que vocês colocaram sobre minhas costas", disse ele na época.

 

Durante seus oito anos de pontificado, Bento XVI disse que "eu tive momentos e alegria e luz, mas também momentos que não foram fáceis...momentos de mares turbulentos e ventos fortes, como tem acontecido na história da igreja quando parece que Deus está dormindo". Mas ele declarou que nunca se sentiu sozinho, que Deus sempre o guiou e agradeceu seus cardeais e colegas por seu apoio e "compreensão e respeito a esta importante decisão". As informações são da Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;