Política Titulo
Jayme Tortorello é o candidato do PT em S.Caetano
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
03/03/2008 | 07:35
Compartilhar notícia


Jayme Tortorello venceu a prévia realizada domingo e será o candidato do PT à Prefeitura de São Caetano nas eleições de outubro. Dos 656 filiados que foram às urnas no diretório do partido, na região central da cidade, 373 votaram em Jayme, somando 58% dos votos válidos. O segundo colocado, João Moraes, obteve o apoio de 239 militantes e ficou com 37% do eleitorado.

“Minha vitória demonstra que o PT quer uma candidatura forte. Agora vamos batalhar para liderar a oposição à atual administração, que tem muita rejeição na cidade”, ressaltou Jayme.

Dentre os partidos que podem se aproximar do PT para formar coligação oposicionista está o PPS, presidido por Marquinho Tortorello, sobrinho de Jayme. “Aguardaremos as movimentações políticas das próximas semanas”, desconversou o candidato petista.

De acordo com o presidente municipal do partido, Edison Bernardes, o próximo passo do PT será reunir a militância para definir a política de aliança, já que o candidato a vice-prefeito pode sair de uma legenda aliada.

Descontentamento - Os três postulantes derrotados na prévia petista saíram do pleito interno descontentes com a vitória de Jayme Tortorello. Um dos mais insatisfeitos foi João Moraes. “O problema é que a ideologia da família Tortorello é a mesma da gestão do atual prefeito José Auricchio Júnior (PTB). O PT sai enfraquecido desse processo. O beneficiado é Horácio Neto (candidato a prefeito pelo Psol), que poderá ‘bater’ nos dois”, disparou Moraes.

“Não teremos cara própria nas eleições, sob a pena de possivelmente termos a menor votação de todos os tempos na cidade. Com essa candidatura, damos um passo para trás”, criticou Moares, ao ressaltar ainda que não subirá no palanque para fazer campanha com Jayme Tortorello. “Não há necessidade, pois sou apenas um filiado do partido”, destacou um dos fundadores da legenda, aceitando o resultado “com reservas”.

Terceiro colocado na prévia com 27 votos, Valmir Murbach enfatizou que irá “repensar” seu posicionamento político. “PT é democracia partidária: quem tem mais voto leva. Meu futuro a Deus pertence”, resumiu.

Alcides Spinello, quarto colocado com 5 votos, também se opôs à escolha de Jayme – a disputa teve 4 votos brancos e oito nulos. “A militância apostou num nome famoso, mas aquele que o fez (ex-prefeito Luiz Tortorello, que morreu em 2004, e irmão de Jayme) não está mais aqui”, considerou.

Jayme Tortorello, por sua vez, se defendeu das críticas e disse confiar numa união partidária na campanha. “Temos de esperar os ânimos se acalmarem”, ponderou, antes de sair para a comemoração numa casa noturna na Avenida Goiás, principal via da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;