ouça este conteúdo
|
readme
|
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) cobrará das empresas que tomarem empréstimos do banco o cumprimento de cláusulas sociais trabalhistas. Essas exigências estarão nos próximos contratos de financiamento.
O objetivo do banco é coibir o trabalho escravo, infantil e discriminação por gênero ou raça. As companhias que tiverem cometido alguma violação dessas no passado não poderão mais pedir o financiamento ao BNDES.
Caso a empresa cometa alguma dessas infrações, o banco poderá suspender a operação ou pedir o vencimento antecipado do empréstimo, impondo o pagamento imediato do valor do contrato.
A nova atuação social do BNDES vem a casar com os pedidos das centrais sindicais brasileiras, que há algum tempo já pediam à entidade que fosse mais dura em contratos com companhias que descumprem leis trabalhistas ou promovem demissão em massa.
O banco federal também anunciou ontem que passará a divulgar em seu site as 50 maiores operações de financiamento promovidas diretamente com empresas nos últimos 12 meses.
A idéia é disponibilizar informações sobre companhias e contratos realizados pela entidade pública, com valor envolvido e objetivo de cada operação realizada. Atualmente, o banco já disponibiliza informações de empréstimos para governos estaduais e prefeituras.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.