Nacional Titulo
Salvador festeja o Carnaval sob as bênçãos do Dia de Iemanjá
03/02/2008 | 07:36
Compartilhar notícia


A coincidência de uma das mais tradicionais festas do candomblé na Bahia – o Dia de Iemanjá, a rainha das águas – cair no sábado de Carnaval fez a alegria dos visitantes que estão em Salvador para aproveitar a Folia.

Já na noite de sexta-feira, enquanto Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Gilberto Gil desfilavam pelo Circuito Dodô (Barra-Ondina) e personalidades de várias áreas acompanhavam a festa dos camarotes, o bairro boêmio do Rio Vermelho, principal palco das homenagens à orixá, estava repleto de paulistas, fluminenses, mineiros e estrangeiros, curiosos e encantados com a tradição de oferecer presentes à vaidosa entidade.

“Sempre sonhei em participar da festa, mas no sábado, pelo que sei, o Rio Vermelho  fica muito cheio”, afirmou a advogada paulistana Maria Rita de Castro, 32 anos, enquanto deixava seu presente a Iemanjá (uma pequena cesta de vime, com flores e um espelho). “Já me disseram que sou filha dela. Não custa pedir por um ano bom.”

No início da manhã de sábado, moradores, religiosos e turistas se dirigiram ao Rio Vermelho cheios de oferendas, seguindo uma tradição iniciada pelos pescadores do bairro em 1923.

Reza a tradição que, no raiar do dia, uma alvorada de fogos saúda a orixá, seguida de diversas manifestações religiosas. Por volta das 16 horas, o balaio que contém as oferendas reunidas nos principais terreiros de candomblé da capital baiana é lançado ao mar. Da oferenda, segue-se a festa, que avança noite adentro.

Carlinhos Brown - Neste ano, por causa da coincidência de datas com o Carnaval, a Prefeitura de Salvador resolveu dar mais peso à celebração. Para isso, convocou o músico Carlinhos Brown para fazer a concepção artística da homenagem. No fim, foi concebido um evento que, da noite de sábado à madrugada de domingo, integrou cinco palcos, nos quais os visitantes puderam acompanhar espetáculos musicais de todos os gêneros – do samba-de-roda do recôncavo ao rock, passando por bossa nova e, claro, axé.

O próprio líder da Timbalada fez uma série de apresentações durante o dia, na companhia de convidados do quilate de Caetano Veloso, Gal Costa e da musa Cláudia Leitte, que anunciou na sexta o seu último Carnaval à frente da banda Babado Novo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;