Cultura & Lazer Titulo Concertos
Para abrir as cortinas

Após férias, Orquestra Sinfônica de Santo André inicia temporada hoje no Teatro Municipal; bilhetes serão distribuídos

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/02/2013 | 07:52
Compartilhar notícia


As cortinas do Teatro Municipal de Santo André reabrem no fim de semana para a música instrumental. Após período de férias, a Orquestra Sinfônica da cidade volta ao palco para apresentações hoje e amanhã, às 20h. A entrada é franca para todo o público e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local com uma hora de antecedência. Serão disponibilizadas, no máximo, duas entradas por pessoa.

A temporada será especial para o grupo. Criada em 1988, a orquestra começa a comemorar o jubileu de prata com seus 25 anos de atividades. "Tenho percebido uma energia muito boa no ar durante os ensaios. Todos estão com sentimentos que são positivos para o artista. Isso é uma questão importante e se reflete no trabalho", afirma o maestro Carlos Moreno, no comando da formação desde 2009 e demonstrando grande entusiasmo para o início dos serviços.

O regente prepara para os dois concertos uma grande viagem pelo repertório de música sinfônica nacional que os músicos já interpretaram em outras oportunidades no passado. "Será uma grande homenagem à música brasileira. Escolhemos alguns grandes momentos desses 25 anos para revivermos especialmente para o público." O destaque do repertório das noites ficará por conta do 'Concertino Para Viola Caipira e Orquestra', com participação do músico Neymar Dias. A ideia é de que ele traga um pouco da tradição da viola caipira para o palco em performance mais leve e com duração menor do que um concerto convencional.

Segundo Moreno, a presença de Dias nos shows será um exercício interessante para o tradicional grupo, já que irá retirar os integrantes de uma zona de conforto. "Esse tipo de novidade nos faz abrir um leque de possibilidades musicais. O artista precisa conviver com a diversidade. Uma orquestra sinfônica precisa tocar de Beethoven a Cyro Pereira (fundador da Jazz Sinfônica de São Paulo, morto em 2011). O estilo popular também é muito importante. Música boa não pode ter fronteiras. Não podemos ficar atrás de um muro quando nos deparamos com um trabalho de alta qualidade e esse será o desafio dos músicos no fim de semana."

No dia 17, às 11h, a Ossa já tem apresentação marcada para a Sala São Paulo, na Capital. A ocasião contará com interpretações de composições internacionais que também foram pontos altos ao longo de suas atividades.

"A questão é sempre buscar um repertório desafiador. Acredito que esse tenha sido um segredo do sucesso de todos esses anos e isso tem trazido para a orquestra uma sonoridade virtuosa e personalidade com muita carga sentimental", analisa Moreno.

Orquestra Sinfônica de Santo André - Concerto. Hoje e amanhã, às 20h. No Teatro Municipal - Praça 4º Centenário, Santo André. Tel.: 4433-0789. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;