Cultura & Lazer Titulo Televisão
Thiago Rodrigues entre o chato e o certo
Márcio Maio
Da TV Press
22/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Thiago Rodrigues sempre soube que interpretar o certinho Cassiano em A Favorita seria um risco. O próprio autor da novela, João Emanuel Carneiro, acreditava que o personagem tinha tudo para se transformar em um chato. Mas, depois de pouco mais de dois meses no ar, o ator respira aliviado em sua tarefa. Até recebeu elogios de João, que pretende aumentar ainda mais a participação do operário na trama. Por isso mesmo, Thiago não concorda com a maioria de seus colegas de trabalho, que sempre torcem para serem escalados para interpretar vilões. E acredita que fazer um mocinho sem cair na mesmice é um desafio muito maior para o ator. "Se pensarmos no lado mais óbvio, claro que é mais fácil fugir da caretice e ganhar charme com maldades. Mas os mocinhos podem ser humanizados e falíveis. E, no final, quando o trabalho dá certo, o prazer é ainda maior", reflete.

Thiago não se apega às vantagens que a fama traz. Recusa convites para festas, não gosta de aparecer e assume não marcar entrevistas com freqüência. E é exatamente nas suas características mais simples que o ator busca as referências para interpretar seu personagem mais humilde e introspectivo na TV até agora.

"Tentei encontrar o Cassiano dentro de mim e observar pessoas que, como ele, caminham contra o fluxo de sua geração. O objetivo dele não é abraçar o mundo, mas apenas se firmar na vila onde mora e ter uma família como a do avô", analisa, referindo-se ao personagem Copola, vivido por Tarcísio Meira.

Os óculos que Cassiano na novela são uma cópia dos utilizados pelo ator em seu cotidiano. No dia da primeira leitura da trama, Thiago apareceu com eles e sem fazer a barba e o diretor Ricardo Waddington decidiu usar esse visual na caracterização do personagem na mesma hora.

Para tentar humanizar Cassiano, Thiago desenvolve algumas características indicadas no texto. Como nos primeiros capítulos, quando se deixou levar - com certa relutância - pela sensualidade da retirante Maria do Céu, de Deborah Secco. Ou na forma algumas vezes dura com que lida com a diferença social entre ele e a ricaça Lara, de Mariana Ximenes.

Mas essa diferença social pode ser um problema a menos para o rapaz na trama. Nos próximos capítulos, Cassiano começa a se destacar no cenário musical rural. Para isso, Thiago decidiu retomar estudos que, quando "moleque" ocupavam uma parte do seu dia. Agora, o ator treina nos momentos livres os acordes das canções que, no violão, o operário vai tocar. "Sempre estudei sozinho e é uma coisa bem amadora na minha vida. Mas não quero dar vexame no ar, então peguei com a produção as cifras usadas nas cenas para saber que nota fingir que estou tocando", brinca.

Violão não é o único instrumento presente na vida de Thiago por conta da novela. O ator, antes das gravações, chegou a fazer algumas aulas de cavaquinho, mas mudanças na sinopse deixaram a atividade de lado. "O tema musical de A Favorita seria o choro, mas depois mudaram para o sertanejo", explica. Mesmo assim, o ator acredita que, em algum momento, as cenas de Cassiano como músico vão abrir espaço para outros sons. "Acho que a gente vai poder adaptar, utilizar outros instrumentos, até para diversificar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;