Internacional Titulo Guerra sem fim
Série de atentados deixa 12 mortos e 31 feridos em Bagdá
Da AFP
03/08/2008 | 10:16
Compartilhar notícia


Doze pessoas morreram e pelo menos 31 ficaram feridas neste domingo numa série de atentados com bomba em Bagdá, segundo informaram fontes governamentais.

O ataque mais mortífero, a explosão de uma bomba em uma caminhonete estacionada perto de um escritório de retirada de passaportes do norte da capital iraquiana, deixou 12 mortos e 20 feridos, segundo fontes dos ministérios da Defesa e do Interior. Vários dos feridos sofreram queimaduras graves.

Além disso, no centro de Bagdá, uma bomba explodiu na passagem de uma patrulha de polícia, ferindo nove pessoas, entre elas seis civis, destacaram as fontes.

Outros dois civis também foram feridos por um artefato explosivo no bairro de Al-Ghadir, no sudeste da capital, segundo as mesmas fontes.

Estes três atentados são os primeiros na capital iraquiana desde segunda-feira passada, quando três camicases - provavelmente mulheres - acionaram os explosivos que carregavam no meio de uma multidão de peregrinos xiitas, matando 25 e ferindo outros 75.

Estes novos atentados com bomba foram perpetrados no momento em que o Parlamento iraquiano devia examinar a nova versão de um controvertido projeto de lei eleitoral rejeitado pelo conselho presidencial em 24 de julho e que provocou um aumento das tensões na região de Kirkuk, no norte do país.

Milhares de árabes se manifestaram sábado na cidade de Hawija, no norte do Iraque, para denunciar um projeto que propõe a anexação de Kirkuk, uma província rica em petróleo, à região autônoma do Curdistão, segundo testemunhas.

O ex-presidente iraquiano Saddam Hussein havia decidido que Kirkuk ficaria fora do Curdistão iraquiano, uma região virtualmente independente desde 1991.

Os curdos, que consolidaram seu poder no Iraque, exigem agora a anexação de Kirkuk a sua região, localizada cerca de 50 km mais ao norte. Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 126 ficaram feridas segunda-feira passada em um atentado suicida em Kirkuk.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;