Cultura & Lazer Titulo Paranapiacaba
Violeiros e berranteiros na festa de Bom Jesus
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
09/08/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá se apresenta hoje, às 17h30, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, dentro da Festa do Padroeiro Bom Jesus, na igreja localizada na Parte Alta.

A orquestra conta com 90 pessoas - entre homens, mulheres e crianças - e apresentará canções que lembrarão a roça e o sertanejo. A partilha do fruto é a mensagem da festa, diz o criador e maestro da orquestra, João Aletto."Todos os integrantes da orquestra levarão alimentos da terra para ofertarmos durante a missa, no altar", completa.

O trabalho do maestro, que não tem patrocínio algum, teve início em 1999 com o coral das comunidades. No ano seguinte vieram as flautas. A orquestra dos violeiros foi criada no ano de 2003 e teve a união dos berranteiros em 2006 formando assim uma única orquestra. "Ao longo de dois anos, compramos 23 berrantes, cada um custa em média R$ 100", disse.

A apresentação que deve durar 1h30, terá início durante a procissão, e termina apenas após o fim da missa.

Entre as canções prometidas, a orquestra apresentará Romaria, Cio da Terra, composição de Chico Buarque e Milton Nascimento e Tocando em Frente, esta, composta por Renato Teixeira e Almir Sater. As crianças serão responsáveis pelos apitos que imitam o canto de várias aves, entre eles, o do pássaro preto.

Em processo de finalização, o próximo CD da Orquestra, que leva o nome de Lembranças da Roça, tem lançamento previsto para o mês de Setembro deste ano, no Teatro Municipal de Mauá. O primeiro CD da orquestra, chamado Devoções Populares, foi lançado em 2007.

Às 20h, o grupo de samba Nossa Art, formado na Vila Ferroviária se apresenta. Os músicos já tocaram ao lado de bambas como Leci Brandão e Fundo de quintal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;