Esportes Titulo Brasileirão
Azulão busca reencontro com a vitória

O São Caetano recebe o Paraná neste sábado, às 16h10, em jogo de alto risco no Anacleto Campanella

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
02/08/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O São Caetano recebe o Paraná hoje, às 16h10, em jogo de alto risco no Anacleto Campanella, pela 15ª rodada do Brasileiro da Série B. A equipe não vence há seis jogos (cinco derrotas e um empate) e precisa dos três pontos para evitar a zona de rebaixamento à Terceirona.

O time foi derrotado nas duas últimas partidas em casa. Primeiro para o Barueri (3 a 1), que resultou na queda do ex-técnico Pintado, e depois na goleada (4 a 0) diante do ABC (Natal), na estréia de Guilherme Macuglia, que ainda não venceu no comando da equipe.

Jogadores e comissão técnica reconhecem que o momento é difícil e admitem a pressão por bons resultados. "Estamos otimistas, porque o grupo já apresentou evolução nos últimos jogos. Temos cerca de 70% do equilíbrio considerado ideal para as nossas metas", garante Macuglia.

Na avaliação do treinador, o time deve tirar lição das derrotas em casa para atuar com segurança contra o Paraná. "Temos a obrigação de vencer. Contra o ABC, o time buscou a vitória de forma desorganizada. Ia ao ataque e dava espaços para os contra-ataques. Isso não pode acontecer. É preciso equilíbrio, porque o Paraná tem jogadores experientes e rápidos no ataque", receitou.

O Azulão não contará com Dede e Finazzi, lesionados no joelho. Júlio Farias reassume a condição de titular na lateral e Cayubi deve substituir o atacante. O lateral-esquerdo Éverton Ribeiro estréia na equipe. Expulso contra o Ceará, Galiardo cumpre suspensão.

Já o Paraná deve atuar com quatro jogadores no meio. A novidade deve ser a estréia do meia Gláucio, que formaria o quadrado junto com Éverton, Giuliano e Marcelinho. Este último teria a função de ir mais ao ataque.

Velocidade será arma do Azulão contra paranaenses

A ausência de Finazzi, com dores no joelho esquerdo, deve deixar o São Caetano mais veloz no ataque na partida contra o Paraná. O técnico Guilherme Macuglia não confirma, mas Cayubi deve formar dupla de ataque ao lado de Vandinho. Os dois têm como principal característica a velocidade.

Ao contrário de Finazzi, que joga fixo, Cayubi se movimenta mais fora da área para buscar jogo. Caso tenha a escalação confirmada, será a primeira vez que o atacante iniciará uma partida desde que chegou ao São Caetano, após o encerramento do Campeonato Paulista.
Antes de se transferir para o Azulão, disputou o Paulistão pelo Guaratinguetá, então comandado por Macuglia.

Caso inicie a partida, será a primeira vez que Cayubi atuará ao lado de Vandinho, que divide a artilharia do time na Série B com Finazzi e Júlio Farias, com três gols cada um. "O ataque ficará mais dinâmico, porque o Cayubi se movimenta mais, o que facilita na armação das jogadas. O time pode chegar com mais velocidade para finalizar", disse Vandinho.

HISTÓRIA - O São Caetano completa 900 jogos oficiais hoje. O clube foi fundado no dia 4 de dezembro de 1989. Desde então, foi campeão e vice Paulista, respectivamente em 2004 e 2007, vice-brasileiro em duas ocasiões e uma vez vice da Libertadores. No total, foram 407 vitórias, 243 empates e 249 derrotas. Em 899 jogos, o time marcou 1.287 gols e sofreu 983, segundo o historiador do clube, José Pires Maia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;