Automóveis Titulo Exposição
Instituto Mauá de 'Antigos'

Sétima edição do ABC Expo Car recebeu 265 clássicos

Marcelo Monegato
20/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Nem mesmo as fortes chuvas atrapalharam a sétima edição do ABC Expo Car - Antigos no Campus, tradicional encontro de carros antigos da região realizado nos dias 15, 16 e 17, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano. De acordo com os organizadores do evento, 265 clássicos marcaram presença, que neste ano tinha como tema os fabricantes de veículos fora de série.

Por isso, o local de destaque ficou para aqueles que algumas vezes são esquecidos pela rica história da indústria automobilística brasileira. Estamos falando de exemplares da MP Lafer, Adamo, Bianco, entre outras microfabricantes. No entanto, os modelos que mais chamaram a atenção foram da Miura e da Puma, marcas que no passado produziram carros com design extremamente arrojado e com forte pegada esportiva. A mecânica quase sempre era de uma grande fabricante - especialmente da Volkswagen.

Como em todo encontro antigomobilista que se preze, outros modelos marcaram presenças. Nem é preciso mencionar que o campus da Mauá foi invadido pelos Fuscas, alguns muito especiais, como o conversível que ilustra esta página. As unidades do Fiat 147, outrora criticado, especialmente por conta de sua mecânica um pouco, digamos, frágil, também abrilhantaram a festa. Até mesmo o Volkswagen Gol, carro mais vendido do Brasil há 26 anos consecutivos - mais até mesmo que o Fusca -, esteve representado em São Caetano por alguns modelos do início da década de 1980.

Para os apaixonados pelos carros mais potentes - os muscle e pony cars norte-americanos -, não faltaram Mustangs e Dodges. Os Mavericks também figuravam entre os mais apreciados, especialmente por aqueles que conviveram com o modelo nos anos 1970.

As gangues dos calhambeques, lideradas pelo tradicionalíssimo Fordinho 1929, ajudaram a colorir o evento. O grandalhão Packard 1937 e o Skoda Octavia 1960, fabricado na extinta Tchecoslováquia, estiveram expostos. No entanto, o artista principal do encontro foi o simpático Willys Interlagos.

VEZ DO MONZA

Domingo, o pessoal do Monza Clube do Brasil realizará um encontro na Concessionária Primarca (Rua Baraldi, 275), em São Caetano, das 9h às 17h. Além dos diversos exemplares do modelo, que durante anos foi sinônimo de requinte no País, o evento terá música ao vivo, local para as crianças, um espaço saúde com serviços de manicure e massagem rápida, além de um lugar exclusivo para alimentação. Um desfile pela cidade está confirmado, assim como a presença do cover de Ayrton Senna.

...morria Ferruccio Lamborghini

Há exatos 20 anos - em 20 de fevereiro de 1993 - morria aos 76 anos, em Perugia (Itália), vítima de um ataque cardíaco, Ferruccio Lamborghini, fundador da marca italiana de superesportivos Lamborghini.

Profundo conhecedor demecânica e empresário de sucesso em seu país fabricando tratores, Ferruccio é lembrado - e admirado por muitos - por ter imposto a si mesmo o desafio de criar carros exclusivos e melhores que os da Ferrari.

Insatisfeito com a qualidade da sua Ferrari 250GT (questões mecânicas e também de acabamento), Ferruccio procurou o comendador Enzo Ferrari, mas sequer foi recebido pelo fundador da marca do cavalo rampante. Alguns afirmam, no entanto, que Ferruccio e Enzo chegaram a se encontrar, e que durante a conversa, irritado com as reclamações, o comendador mandou Lamborghini embora e voltar a construir tratores.

Verdade ou não, Ferruccio fundou sua fábrica de carros exclusivos, caracterizados especialmente pelo design extremamente arrojado e pelos motores V12.

Atualmente, a marca Lamborghini pertence ao Grupo Volkswagen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;