Economia Titulo Farinha
Moinho reduz em 8% o preço da farinha de trigo
29/05/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


O Moinho Pacífico, o maior do País, reduziu ontem em 8% o preço de sua farinha de trigo. O diretor-presidente Lawrence Pih disse que a indústria estava aguardando a publicação da Medida Provisória 433, que isenta do imposto a importação e a comercialização do trigo, publicada ontem no Diário Oficial, para reduzir o preço do produto.

Segundo ele, novas reduções podem acontecer, já que os preços do trigo em grão estão em queda no mercado internacional, mas elas dependerão do comportamento dos fretes, que têm se valorizado por causa do petróleo. Na MP publicada ontem, o governo retira também, até 31 de dezembro, a cobrança do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante, de 25%, na importação de trigo.

A suspensão temporária dos impostos visa a interromper a alta dos preços dos derivados do trigo no mercado interno. Segundo Pih, ainda falta a Camex (Câmara de Comércio Exterior) confirmar a prorrogação do prazo de 31 de julho para 31 de agosto para a internalização do trigo importado sem TEC (Tarifa Externa Comum), de 10%.

Como a Argentina parou de exportar trigo, o governo brasileiro autorizou a indústria moageira a importar até 2 milhões de toneladas dos EUA e do Canadá sem TEC para garantir suprimento interno.

A indústria moageira também espera contar com as 100 mil toneladas de trigo prometidas pela Argentina na semana passada. Mas quando a indústria ainda tentava entender as regras para importação - que prevêem limite de 2.000 t/dia por empresa, identificação do comprador no Brasil e da carta de crédito -, o setor rural argentino voltou a interromper a comercialização de grãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;