Cultura & Lazer Titulo Livro
Jornalista lança hoje livro de crônicas e contos
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
29/05/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O jornalista Rafael Monico, 30 anos, de Santo André, lança quinta-feira, no restaurante Baruffa (r. das Esmeraldas, 379) o primeiro livro. Picnostopia - Contos Leves e Crônicas Gostosas (Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 65 págs., R$15) reúne 15 textos curtos, escritos em várias etapas.

"Escrevo desde pequeno. No livro, há um texto que fiz aos 17 anos, depois de um almoço em que minha avó contou como a região se modificou", conta. Do encontro nasceu a crônica A Análise da Destruição. À época adolescente, Monico revela um olhar sobre a degradação ambiental. Hoje, depois de trabalhar com comunicação, é ambientalista do Instituto Triângulo, uma OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) da cidade.

Embora afastado do jornalismo, o autor foi incentivado por amigos a publicar os textos. Um deles, o escritor Hildebrando Pafundi - que Monico destaca como uma de suas influências - falou algo decisivo após ler alguns contos. "Ele disse que as pessoas precisavam ler aquilo. Fiquei animado".

A partir de então foi necessário batalhar. "Decidi há dois anos fazer o livro. Encontrei a Câmara Brasileira de Jovens Escritores na internet e me animei porque a impressão de livros tinha um limite mínimo mais baixo", afirma. A revisão foi feita pelos amigos Alice Pafundi e Ronaldo Santos Soares. O livro está à venda no sebo Pacobello já na segunda edição. "Não estou ganhando dinheiro. Vendo para imprimir mais livros", afirma ele.

O nome do livro não tem significado. "É uma lembrança de quando brincava de falar e inventar palavras difíceis. Uma forma também de marcar o nome. Quero fazer mais Picnostopias", avisa.

Incentivador de Monico, Pafundi também tem material inédito para ser conhecido esta semana. Seu conto infanto-juvenil Janela da Liberdade, está na antologia Entrelinhas, a ser lançada no próximo sábado, a partir das 16h, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), na Capital).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;