Economia Titulo Bolsa
LSE está de olho no Brasil
23/05/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


O presidente do conselho de administração da LSE (Bolsa de Londres, Chris Gibson-Smith, afirmou que tem "fortes expectativas" para a entrada de empresas brasileiras no pregão londrino. "O Brasil está passando por um maravilhoso ressurgimento econômico", disse. "Queremos fazer parte desse processo." A América Latina é um dos focos da estratégia internacional da LSE, que tem como objetivo atrair cada vez mais empresas estrangeiras e consolidar Londres como centro financeiro mundial.

Para Gibson, a fusão entre a Bovespa e a BM&F, que recentemente criou a terceira maior Bolsa de valores do mundo, não é um problema para os planos da LSE. "Há boas razões para levantar recursos tanto na praça local como na internacional. O que queremos ver é o fortalecimento do mercado de ações."

A presidente da LSE, Clara Furse, acredita que Londres possui características que podem complementar os mercados locais, tanto para o Brasil como para outros países. Uma delas é funcionar como porta para a zona do euro, no caso de companhias interessadas em acessar e crescer nesse mercado. Atualmente, não há nenhuma empresa com sede no Brasil negociada na praça londrina.

Há algumas companhias com atuação no País listadas no mercado de acesso, o AIM (Alternative Investment Market). A relação inclui nomes como Itacaré Capital Investments (resorts), Clean Energy Brazil, Infinity Bio-Energy (energia limpa), Brazil Diamonds, River Diamonds e Hidefiled Gold (que opera na Argentina também).

Outros países da América Latina têm presença maior. No mercado principal, estão duas chilenas (Antofagasta e Banco do Chile), três argentinas (Yamana Gold, Mirgor e Grupo Clarin), uma peruana (Hochschild Mining), além da mexicana Fresnillo, que estreou neste mês com um IPO de US$ 900 milhões.

Em 2007, quase metade dos recursos levantados na Bolsa de Londres vieram de empresas estrangeiras. Segundo Clara, a LSE registrou mais IPOs de companhias com sede em outros países do que a Dow Jones, Nasdaq e a Bolsa alemã juntas, nos últimos 12 meses encerrados em março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;