Diarinho Titulo
É hora de votar

Em 5 de outubro população vai às urnas para decidir quais serão os governantes do Brasil

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
21/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Política pode parecer assunto chato, mas é muito importante e está ligado aos direitos e deveres das pessoas. Por vivermos em País democrático, temos o direito de escolher os representantes. Fazemos isso durante as eleições. No dia 5 de outubro, será a hora de eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. 

Pensar bem antes de votar é muito importante. “Os políticos são a voz do povo. Se fizerem algo errado, é como se nós estivéssemos fazendo também”, afirma João Valdrighi, 10 anos, de São Bernardo.

Por isso, tem de conhecer as propostas de cada candidato. “Precisa assistir ao horário político e perceber se estão fazendo promessas que não podem cumprir”, sugere Luísa Soares, 10, de São Bernardo.

Para aprender na prática como funcionam as eleições, as amigas Amarillyz Golono, 11, e Sabrina Batista, 11, se candidataram ao cargo de representantes de classe, no colégio COC São Bernardo. “É uma maneira de melhorar a escola”, diz Amarillyz. A proposta das amigas é menos bagunça na sala e mais aulas práticas. 

FICHA LIMPA - Quando a professora de Filosofia do Colégio Termomecanica, de São Bernardo, disse que os alunos poderiam se candidatar à presidência da classe, quase todos levantaram as mãos. “Mas quando ela explicou que não podia ter recuperação ou advertência, metade da turma desistiu”, lembra Marina Oliveira, 9. A exigência é importante porque o representante precisa ser o exemplo. “Também é assim com quem governa o País”, explica Rebeca Morais, 10. A turma aprendeu sobre a Lei Ficha Limpa, que proíbe a eleição do candidato com problemas na Justiça por oito anos.

CURIOSIDADE: A urna eletrônica é invenção brasileira de 1996 que agilizou a contagem dos votos.

Voto ajuda a melhorar o País

O voto é obrigatório no Brasil desde 1934 para quem tem a partir de 18 anos. É optativo para jovens entre 16 e 17 anos, adultos com mais de 70 anos e para analfabetos. No entanto, todos podem participar da eleição no site do Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br/) por meio do projeto Eleitor Mirim.

Os participantes criam seu próprio candidato usando a imaginação. Em outubro, eles podem ser votados no site. O personagem eleito torna-se representante do portal por dois anos. Sua função é responder perguntas sobre política.

Participar desse tipo de atividade é importante. “Fazemos igual ao adulto e, quando pudermos, já saberemos votar”, diz Izabella Politigolono, 11 anos. “Nos preparamos para mudar o futuro”, afirma Guilherme Motta dos Santos, 11. “É legal ajudar a melhorar o País”, completa Raphael Armigiani, 11. 

Qual é o trabalho dos nossos representantes?

Conhecer a função de cada governante é importante para acompanhar seu trabalho depois de eleito. “Um voto faz toda a diferença”, alerta Camilli dos Santos, 10. “Precisamos eleger quem se importa com o povo”, afirma Sabrina da Silva, 11, que participou de projeto sobre eleições na Escola Estadual Delfino Ribeiro Guimarães, em Mauá.

O governador cuida dos assuntos do Estado. “É responsável por investimentos em diversas áreas, como Saúde e Educação”, diz Julia de Carvalho, 10 anos. Para ser candidato, precisa ter mais de 30 anos. 

O senador fiscaliza o presidente da República. “Também apresenta propostas para melhorar o País”, lembra Gilmara Ribeiro, 11. Para ser candidato é preciso ter pelo menos 35 anos.

O deputado federal é o representante do povo no Congresso Nacional. “Recolhe solicitações do Estado e as envia para serem aprovadas.” Também fiscaliza o poder Executivo. Já o deputado estadual faz alterações e propõe leis estaduais, fiscaliza contas do governo, entre outras funções. Para ser parlamentar é preciso ter mais de 21 anos.

Consultoria de Maria Angela Barbato Carneiro, professora da faculdade de Educação da PUC-SP, Pedro Fassoni Arruda, professor do Departamento de Política da PUC-SP, e Ana Marusia Menevuin, coordenadora do programa Plenarinho, da Câmara dos Deputados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;