Economia Titulo Emprego
SindusCon prevê alta de até 5% na construção
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/02/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O número de empregados da indústria da construção civil do Grande ABC aumentará até 5% neste ano. Esse percentual representa, aproximadamente, 2.368 trabalhadores com carteira assinada a mais sobre estoque de 47.379 celetistas, último registro de 2012.

Esta é a estimativa da diretora adjunta para a região do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção), Rosana Carnevalli.

No acumulado do ano passado, segundo informações do SindusCon-SP, o incremento do número de trabalhadores registrados sobre 2011 atingiu 0,65%. A alta foi mais moderada do que na Capital, que apresentou expansão de 2,36% no número de empregados, atingindo estoque de 379.122 carteiras assinadas.

Na avaliação de Rosana, o segmento de infraestrutura será mais aquecido do que o da incorporação, neste ano. E esse será um dos motivos para que o emprego do setor alcance o aumento esperado. "Temos algumas obras pela frente, como o metrô leve de superfície, o Rodoanel e até algumas obras que serão desenvolvidas em vista da Copa do Mundo de Futebol", argumenta. Sobre os empreendimentos residenciais e comerciais, a diretora avalia que o ano pode ser um pouco mais morno em relação ao emprego.

Outro ponto apresentado por Rosana é o incentivo tributário concedido pelo governo federal para as empresas da construção civil. "A desoneração (da contribuição) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na folha de pagamento deve impulsionar a contratação de trabalhadores." Em 2012, o Executivo federal anunciou que as companhias da construção teriam o direito de trocar a contribuição de 20% sobre os gastos com salários pelo recolhimento de 2% sobre o faturamento. Em dezembro, a indústria da construção na região demitiu 2,77% dos trabalhadores em relação a novembro, ou seja, 1.350 a menos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;