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Pinta de esportivo

Guiamos o Lancer Sportback Ralliart, modelo que está à
venda no Brasil por R$ 149.990; confira nossas impressões

Vagner Aquino
Enviado a Sousas (SP)
07/12/2011 | 07:00
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Como destino, a cidade de Sousas, na região de Campinas, interior de São Paulo. Sob o sol da manhã, eis que surge o Mitsubishi Lancer Sportback Ralliart, modelo derivado do Lancer Evolution X e lançado no ano passado em seu país de origem, o Japão. No Brasil há cerca de um mês, tem preço de R$ 149.990 e disputa mercado com alguns modelos do segmento, como Audi A5 Sportback, por exemplo.

Osportback (como a marca faz questão de frisar, alegando que não se trata de um hatch, como alguns o interpretam) é o primeiro modelo da Mitsubishi vendido no Brasil que traz o sobrenome Ralliart - divisão esportiva dos veículos de alta performance da marca, assim como a série M da BMW, ou a AMG, da Mercedes-Benz.

Após os minutos de admiração, hora de conferir os detalhes internos do modelo. O banco traseiro (todos são revestidos em couro negro) tem conforto e espaço de sobra - afinal, são 2,63 metros de entre-eixos. Isso é quase o tamanho de um Smart ForTwo, que mede 2,70 metros.

Por falar em tamanho, o Lancer Sportback Ralliart tem 4,59 metros de comprimento, quase dois centímetros a mais que a versão sedã. Um detalhe que faz toda a diferença é a capacidade do porta-malas, de 450 litros (no sedã são 413).

Na lista de equipamentos, destaque para o sistema multimídia Power Touch que traz - reunidos numa tela sensível ao toque no centro do painel - GPS integrado (em português), com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD player com tocador de MP3, entrada USB e interface para iPod.

No mais, estão disponíveis sensores de estacionamento (com câmera de ré), de chuva e de luminosidade, trio elétrico, controlador de velocidade, computador de bordo com 12 funções, ar-condicionado e volante multifuncional (o mesmo do Evolution X) revestido em couro e com regulagem de altura - faltou aí a regulagem de profundidade.

Para encontrar a melhor posição de dirigir, a regulagem do banco do motorista é feita pelas (incômodas) alavancas. Aqui, nota-se que a proposta esportiva é levada a ferro e fogo, e dispensa até mesmo os mimos a bordo.

 

DESAFIO NO PEDÁGIO

Já com o tempo chuvoso, nosso test drive começa a ganhar pitadas de adrenalina. Ao parar em um dos pedágios da Rodovia dos Bandeirantes, um funcionário se aproxima para admirar os atributos do Lancer Sportback Ralliart e desafia: "Quero ver a arrancada desse carro!"

Nessa hora, piso sem dó no pedal do acelerador. Mesmo com o empolgante trabalho do turbo e com o modo Sport acionado (que modifica as trocas de marcha do câmbio automático de seis velocidades com dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais por meio de hastes atrás do volante) a tocada é forte, mas não chego a ser abraçado pelo banco, como em outros modelos que primam pela esportividade.

Para fazer as honras da casa, o motor 2.0 de quatro cilindros, 16 válvulas e turbo intercooler com 250 cv e 35 mkgf de torque a 2.500 rpm fica responsável por mover o veículo aos 100 km/h em apenas sete segundos. A velocidade máxima fica em 220 km/h e o consumo é de 8,2 km/l na cidade, declara a Mitsubishi.

 

De olho na segurança

Para ajudar a domar essa fera, a Mitsubishi utiliza diversos dispositivos que ajudam na condução e melhoram a vida a bordo. Como itens de série, o Lancer Sportback Ralliart traz controle de estabilidade e tração, freios 4-ABS, que permite o controle individual de cada roda - feito por quatro canais e quatro sensores. Além disso, há sistema de distribuição da força de frenagem, Hill-Start Assistance (que auxilia nas partidas em rampa), otimização de frenagens de emergência e CF51air bags - frontais, laterais, quatro de cortina e um de joelho, do lado do motorista.

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia 4x4 All-Wheel Control também está presente no Lancer Sportback Ralliart e - conforme pudemos constatar ao longo do CF51test drive - confere mais estabilidade em curvas devido ao diferencial central ativo.

Nele, é possível optar pela melhor forma de uso da tração em qualquer situação, seja no asfalto, na terra ou na lama. Os três modos podem ser selecionados por um botão no console e visualizados no computador de bordo - este, ao centro do quadro de instrumentos.

A estrutura da suspensão é herdada do Lancer Evolution X e equipada com MacPherson na dianteira e Mult-Link na traseira. Na prática, mostrou-se firme, mas sem incomodar os ocupantes e absorveu bem os impactos oriundos dos (muitos) buracos da estrada e das inúmeras imperfeições do solo.

A Mitsubishi espera vender 50 unidades mensais do modelo.

 




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