Internacional Titulo Negociação
Ucrânia e Rússia concordam trocar reféns
31/08/2014 | 13:15
Compartilhar notícia


O governo da Ucrânia concordou libertar paraquedistas russos capturados dentro de seu país na semana passada em troca de 63 ucranianos que atravessaram para a Rússia para fugir de combates na fronteira. A troca parece ser um modesta sinalização antes das negociações de paz previstas para amanhã em Minsk, na Birmânia, as quais o presidente ucraniano considera decisivas.

Kiev vinha mantendo postura rígida nas conversações mantidas anteriormente, já que queria recuperar o território tomado pelos rebeldes apoiados por Moscou. Mas após as tropas russas intervirem abertamente, revertendo o avanço de Kiev e deixando centenas de soldados cercados, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar se preparando para realizar concessões.

Moscou, por sua vez, parece estar endurecendo em relação as suas demandas e estar pronto para pressionar Kiev a aceitar uma imediata separaçao das duas províncias, Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Em comentários feitos na rede de TV nacional Canal 1, reportados pelas agências de notícias russas, Putin afirmou que as conversas deveriam ser conduzidas de modo significativo e não sobre questões técnicas, "mas sobre questões relacionadas à organização política da sociedade e sobre a soberania do sudeste da Ucrânia, com o objetivo de salvaguardar os interesses legítimos das pessoas que vivem alí".

O uso da palavra "soberania" pode indicar que irá pressionar pela independência das províncias, ao invés de aumentar a independência de ambas da Ucrânia. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse no entanto, depois das declarações do presidente russo, que o líder não vislumbra uma soberania para as duas regiões separatistas do leste ao estido que tem chamado de "Novorossiya" (Nova Rússia).

Poroshenko retornou neste domingo de um encontro em Bruxelas com representantes da União Europeia sem qualquer esperança de apoio militar da Organização do Tratato do Atlântico Norte (Otan), mas promessas de ampliação das sanções contra a Rússia somente daqui a uma semana.

A Rússia vinha pressionando para a libertação de 10 paraquedistas, os quais a Ucrânia capturou logo após terem atravessado para seu território na semana passada. Em troca, a Rússia deteve 63 soldados ucranianos capturados na fronteira. Um oficial do alto escalão russo disse que a garantia da devolução dos paraquedistas só foi conseguida depois de negociações muito difíceis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;