Política Titulo Programa de governo
Marina Silva defende PEC que garante casamento gay

Candidata do PSB anuncia que irá garantir postura de Estado laico em eventual governo

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/08/2014 | 07:42
Compartilhar notícia


Programa de governo da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, lançado ontem na Capital, defende o casamento gay, com aprovação de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em tramitação que garante união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ligada ao setor evangélico, que se posiciona veemente contra a PEC, Marina afirmou ter compromisso com os direitos civis e garantiu honrar o estado laico, como prevê a Constituição Federal. “Queremos o respeito através do estado laico tanto para os que creem quanto os que não creem. As pessoas têm sua liberdade individual e essa liberdade individual deve ser respeitada”, declarou a ex-senadora.

Na área econômica, o programa estabelece metas semelhantes às do presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves, com autonomia ao Banco Central, menos interferência do Estado, mais liberdade para o setor privado e reforma tributária com vistas em desoneração. “O Estado deve servir à sociedade e não se servir da sociedade.”

Marina classificou como “lamentável” o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), recuou 0,6% no segundo trimestre e teve resultado revisado de janeiro a março com baixa de 0,2%. Como proposta remediadora, a ex-senadora falou em investimento. “Para ser próspero, são necessários investimentos e manejo das micro e macropolíticas econômicas corretos para assegurar confiança em investimentos duradouros.”

Chamado de “pacto” com a população, o programa de governo propõe “agilidade” na política externa com países da América do Sul. O texto caminha no sentido de liberar pactos bilaterais sem que nações fiquem emperradas em regras de blocos regionais, por exemplo.

A presidenciável socialista disse que “parece que se esqueceram o quanto foi difícil chegar lá”, em relação ao governo de seu ex-correligionário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “A população que elegeu um intelectual e um metalúrgico há de eleger uma professora lá dos seringais da Amazônia.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;