Setecidades Titulo Serviço
Ouvidoria tem 50 mil
registros em 15 anos

Departamento andreense resolve, em média,
92% dos casos; Saúde é principal reclamação

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
28/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Criada em 1999 para ser o elo entre a população e o Poder Executivo municipal, a Ouvidoria de Santo André celebra 15 anos de existência com a marca de 50 mil atendimentos e 92% das demandas solucionadas, segundo o ouvidor José Luis Ribas Júnior. O fato foi destacado na manhã de ontem, durante evento realizado no Anfiteatro Municipal.

“A ouvidoria é um canal importante, não só para os munícipes buscarem auxílio e melhorias nos serviços prestados, mas também para o próprio governo, que consegue identificar onde estão os gargalos da administração”, ressaltou Ribas Júnior.

Em 2013, o órgão atendeu 8.800 reclamações, a maioria referente à Saúde. Em comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o mesmo período de 2014, constata-se que houve queda nos registros: de 5.399 para 4.111. Para o ouvidor, muitos moradores ainda não conhecem o trabalho da ouvidoria e, por isso, não utilizam o canal para registrar insatisfações. “Temos índice de conhecimento muito pequeno por parte da população. Em contrapartida, quem conhece, confia.”

Para disseminar a atuação, se a população não vai até a ouvidoria, a ouvidoria vai até a população. “Estamos saindo dos muros da sede e indo ao encontro das pessoas com a Ouvidoria Itinerante, semanalmente, que constitui canal de comunicação que tem se mostrado absolutamente eficiente para alcançar as comunidades com maior vulnerabilidade estrutural e social”, explicou, acrescentando que pretende instalar um posto fixo da instituição no futuro Poupatempo de Santo André, que será instalado no Atrium Shopping. A previsão de inauguração é para este ano.

Ao assumir a ouvidoria andreense em março, Ribas Júnior soube que, no Grande ABC, só outras duas cidades possuem o órgão: Mauá e São Caetano. Diante disso, elaborou carta aberta, que apresentou aos demais municípios, solicitando o fortalecimento do serviço e, assim, a criação de uma organização regional, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), apoia a ideia. “Não podemos tratar com municípios isolados. Acho que seria muito produtivo (um órgão regional).”

A Ouvidoria de Santo André fica na Rua Cesário Motta, 58, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, com atendimento pessoal das 10h às 16h. O e-mail para registro de demandas é ouvidoria@santoandre.sp.gov.br. Já o telefone para informações e reclamações é o 4437-1150. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;