Esportes Titulo Corrida de rua
Mais de 3.000 atletas
agitam ruas de Ribeirão

Cidade abraçou a prova, que contou com percurso
diferente, com poucos trechos de subidas e elogiado

Márcio Donizete e Fabrício Presilli
Especial para o Diário
25/08/2014 | 07:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Ribeirão Pires viveu um domingo diferente. Centenas de pessoas acordaram mais cedo ontem para participar e acompanhar de perto a quinta etapa do 2º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Os competidores percorreram as distâncias de cinco e dez quilômetros pelas ruas da cidade, em trajeto novo, que teve largada e chegada ao lado do Paço Municipal. E dezenas de torcedores acompanharam a prova, mostrando como o evento caiu nas graças do público ribeirão-pirense.

Entre os homens, a vitória foi de Fernando Ananias da Silva. O atleta de Ribeirão Pires completou os dez quilômetros em 33min17s, ficando à frente de José Paulo dos Santos (33min29s) com um sprint decisivo nos metros finais. Roberto Luís Oliveira da Silva (34min18s), Marcos Adriano de Carvalho (34min28s) e João Pires Lins (35min51s) completaram o pódio da disputa masculina. 

Entre as mulheres, Rozirene Ferreira dos Santos segue invicta no Circuito Popular de Corrida de Rua. Em Ribeirão Pires ela venceu a quinta etapa seguida, somando mais 220 pontos para o ranking geral da competição. A atleta da equipe Gravitação correu os dez quilômetros em 39min22s, derrotando por pouco mais de dez segundos sua principal adversária no Circuito, Joyce Pereira dos Santos, segunda em Ribeirão Pires com 39min35s. 

O diretor de redação do Diário, Sérgio Vieira, destacou a grande presença de público nas ruas de Ribeirão Pires. “O novo percurso acabou sendo um atrativo, saindo de um lugar importante da cidade, que é a Prefeitura, permitindo que a prova passasse por outras partes de Ribeirão. A mudança é resultado da coincidência de datas da prova com o Festival do Chocolate. Ainda assim conseguimos reunir 3.000 pessoas para bonita festa nas ruas da cidade”, avaliou Sérgio, que também chamou a atenção para a rapidez com que as inscrições para as etapas do Circuito Popular são preenchidas, “Em uma semana, dez dias no máximo, teremos completado a lista de inscritos para a etapa de Mauá, que é plana e ótima para os corredores marcarem seus melhores tempos na carreira”, concluiu.

O secretário de Esportes e Lazer de Ribeirão Pires, Paulo César Ferreira, ficou entusiasmado com o sucesso da etapa. “Queria agradecer o Diário pelo esforço de trazer essa prova até aqui. A cidade precisa de eventos como esse. Ribeirão Pires tem muitos adeptos de corrida e caminhada e queremos melhorar o percurso a cada ano para atrair mais atletas”, indicou o Secretário. 

O Circuito faz parte do calendário de eventos do Estado de São Paulo, tem promoção do Diário e apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A organização é da Federação Paulista. 


Fernando Ananias vence em Ribeirão 

Atleta aproveita o fato de correr em casa e sobe ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada do Circuito  

A disputa masculina foi acirrada na quinta etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua, realizada ontem, em Ribeirão Pires. Fernando Ananias da Silva e José Paulo dos Santos correram os dez quilômetros praticamente juntos, com o primeiro se sobressaindo no fim, com direito a sprint vencedor nos últimos 600 metros. Correndo em casa, o atleta da Prefeitura de Ribeirão Pires completou o percurso em 33min17s. 

Depois da vitória, Ananias, 37 anos, celebrou a conquista em ambiente desfavorável, com calor forte e tempo seco “A temperatura alta e a baixa umidade atrapalham os corredores e por isso ninguém conseguiu baixar o tempo aqui. O importante era subir no pódio e somar pontos pensando no ranking, o que consegui”, afirmou Fernando.

Um dos líderes do Circuito Popular, José Paulo dos Santos chegou em segundo com a marca de 33min29s. Ele foi ao pódio com a companhia do filho, um dos primeiros a completar a caminhada de cinco quilômetros “Treinamos juntos e logo ele vai ser mais rápido que eu”, projetou o atleta, 36 anos. 

Terceiro em Ribeirão Pires, Roberto Luís Oliveira da Silva, da equipe Gravitação, fez os dez quilômetros em 34min 18s. O quarto foi Marcos Adriano de Carvalho, da equipe SBC Trans, com 34min28s. Mesmo aos 52 anos, João Pires Lins segue com a boa forma no Circuito. Ontem, em casa, o atleta que também representa a Prefeitura de Ribeirão Pires fez os dez quilômetros em 35min51s, “A lesão sentida nos treinos me atrapalhou, agora é buscar mais pontos em Mauá”, ressaltou.  

Rozirene segue imbatível no Circuito

Em Ribeirão Pires, atleta da equipe Gravitação vence a quinta seguida, segue 100% e amplia vantagem para atual campeã

A quinta etapa do 2º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, realizada ontem, em Ribeirão Pires, teve a mesma história das provas anteriores. Rozirene Ferreira dos Santos, da equipe Gravitação, venceu pela quinta vez consecutiva e se aproximou do título geral da categoria feminina. Nem a gripe atrapalhou o grande desempenho da atleta, que registrou o tempo de 39min22s.

“Não posso reclamar muito, mesmo gripada. O percurso foi excelente e mantive um bom ritmo entre as cinco primeiras colocadas. Só tive que apertar na parte final com a Joyce (Pereira dos Santos, atual campeã do circuito), mas consegui a vitória”, contou Rozirene, que também falou do calor que fez em Ribeirão durante a corrida. “Estava quente, mas dentro do normal para correr”, disse ela.

Em 2014, Rozirene fez disputa particular, mas saudável, com Joyce Pereira dos Santos, campeã do Circuito Popular em 2013, e segunda colocada ontem com o tempo de 39min35s. “É uma disputa boa, legal. A Joyce é mais jovem e leva vantagem. Ela está correndo bem e faz um bom Circuito até agora”, elogiou Rozirene, 41 anos.

Joyce tem 27, ou seja, 14 anos mais jovem. “Estou bem treinada. A diferença é que ela está em momento muito bom. Para mim falta um pouco de confiança, mas ela é uma atleta com bastante experiência”, exaltou a adversária. 

Para Joyce, integrante da equipe<CF50> Number One</CF>, a experiência falou mais alto nas etapas, mas ela acredita que seu desempenho está no mesmo patamar de Rozirene. 

A terceira foi Maria Cristina Ritchter, atleta do Clube Atlético Aramaçan, com o tempo de 42min24s, a quarta, Elizabete da Silva Oliveira, do Atletismo Paraolímpico, com 42min52s, mas a comemoração foi de Jéssica Okada, que terminou em quinto lugar, 13 posições acima da etapa de São Caetano em julho, que já tinha sido seu melhor resultado no ano. A atleta da P&G Anchieta/SER fez o percurso em 44min23s. </CW>

“A prova foi interessante. Acabou sendo meu melhor resultado no Circuito, mas por tempo, já fiz em 43 minutos antes”, contou Jéssica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;