Setecidades Titulo Segurança
Segurança nas escolas terá
reforço de PMs da Dejem

Patrulhamento em instituições de ensino estaduais
da região terá reforço na ronda partir de setembro

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
24/08/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A partir de amanhã, policiais militares do Grande ABC poderão se inscrever para 142 vagas da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) voltadas à segurança das portas de escolas estaduais de seis das sete cidades da região. A ação, fruto de parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública, permite que os policiais trabalhem voluntariamente em suas folgas, com direito à remuneração adicional paga pelo Estado.

Para as vagas da ronda escolar estão relacionadas 64 escolas definidas pela Secretaria da Educação do Estado, localizadas nos municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os locais foram escolhidos por apresentar registros de ocorrências policiais. De acordo com o CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis), responsável pelo policiamento do Grande ABC, o reforço no patrulhamento escolar desses locais está previsto para o início de setembro.

Segundo a comandante da PM (Polícia Militar) na região, coronel Cláudia Rigon, a princípio, a dupla de policiais atuará em um único período (manhã, tarde ou noite), que será decidido pela corporação, em conjunto com os diretores das escolas.

Desde o começo do ano, na região, foram registradas 42 ocorrências que demandaram a elaboração de boletim de ocorrência. As mais comuns são de desinteligência, ou seja, desentendimento entre alunos.

Do total de queixas, dez envolveram desavenças entre estudantes e professores e nove foram por porte ou uso de entorpecentes.

“As escolas são locais importantes para a questão da Segurança, pois os pais ficam preocupados com os filhos e, por meio desse reforço, será possível transmitir conforto a eles”, destaca coronel Cláudia.

A Dejem corresponde a oito horas contínuas de atividade operacional de polícia ostensiva, fora da jornada normal de trabalho policial, limitada à execução de, no máximo, dez diárias mensais.

Por dia de atuação, os oficiais recebem R$ 193,34 e os praças R$ 161,12. O efetivo trabalha fardado, com equipamentos adequados e respaldado pelo comando da corporação.No dia 20, o patrulhamento feito pela PM nas sete cidades ganhou reforço de 60 policiais, que ocuparam as vagas disponibilizadas pela Dejem, totalizando 200 homens trabalhando diariamente para garantir a segurança da população por meio da diária.


Jornada Escolar contemplará 421 pontos em diversas regiões do Estado

A Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) Escolar contemplará 421 escolas da Capital, Grande São Paulo, região de Campinas e Litoral Sul.

O principal objetivo da iniciativa é minimizar os conflitos nas portas dos estabelecimentos de ensino e no entorno, além de dar continuidade às ações preventivas já aplicadas, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e a Ronda Escolar. Nessa última, atualmente, há 2.688 educadores capacitados para prevenir conflitos no ambiente escolar.

Os chamados professores mediadores têm função de traçar planos para proteger os alunos de fatores de risco e também coibir comportamentos discriminatórios (racistas, homofóbicos, entre outros). Para isso, os educadores passam por formações de técnicas de Justiça Restaurativa, além de elaborar jogos, dinâmicas, rodas de conversa, sempre em linguagem jovem e que envolva toda a escola.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;