Setecidades Titulo Transporte
Passageiros pedem redução da tarifa

Protesto contou com carro de som e abaixo-assinado contra aumento da passagem

Caroline Ropero
06/01/2013 | 07:38
Compartilhar notícia


Moradores de Mauá protestaram ontem em frente ao Terminal Municipal contra o aumento da tarifa do ônibus. A alteração do valor, R$ 2,90 para R$ 3,30, entrou em vigor no dia 26 de dezembro. A atividade, organizada pelo movimento Política Sim, Patifaria Não, teve carro de som, cartazes e fanfarra. Cerca de 400 pessoas participaram.

Durante o protesto, integrantes do movimento recolheram assinaturas para o abaixo-assinado a favor da redução do preço da passagem e melhorias no transporte público. "Se não conseguirmos, queremos, ao menos, que não aumente mais neste ano", afirmou o organizador do movimento Paulo de Souza, 25 anos.

Os manifestantes lutam também por uma audiência público com o prefeito Donisete Braga e representantes das empresas de ônibus. "Os veículos estão deteriorados e quebrados. Demoram para passar e o passageiro paga caro por andar 15 minutos nele. Não é justo", disse.

O protesto iniciou na Praça 22 de Novembro e seguiu para a entrada do Terminal, fechando os ônibus. Os passageiros eram orientados a descer antes de chegar à rodoviária. Para finalizar a atividade, o grupo andou até a Praça da Bíblia, bloqueando faixas da Avenida Barão de Mauá.

Durante toda a atividade, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal estiveram presentes, mas não houve confusão.

Parte dos protestantes pertencia a grupos como da juventude e dos punks. Muitos adolescentes participaram, como a estudante Yedda Aparecida Silva, 16. "É uma injustiça aumentar a tarifa para veículos com bancos quebrados, que saem do lugar. O valor é um absurdo."

O estudante Ronaldo da Silva, 19, é morador de Mauá e estava acompanhado dos amigos de São Paulo, que tocavam instrumentos de fanfarra. "Acreditamos que esse aumento é uma violação dos nossos direitos."

No sábado (12), às 14 horas, haverá outro protesto na Praça 22 de Novembro. O grupo deverá comparecer também à manifestação em São Bernardo, programada para quinta-feira (10), às 14h, na praça Samuel Sabatini.

Até o fechamento da edição, a Prefeitura de Mauá não tinha se posicionado.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;