Economia Titulo Projeção
Atividade econômica deve
ganhar impulso em 2013

Medidas de incentivos vão ajudar, mas há obstáculos; aposta
dos economistas é de expansão de até 4% frente a este ano

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
27/12/2012 | 07:28
Compartilhar notícia


Depois de um ano perdido para a indústria e em que a economia, de forma geral, crescerá minguado 1% a 1,5%, as perspectivas dos analistas para 2013 são mais otimistas. A base fraca de comparação ajuda, mas há outros fatores que devem contribuir para impulsionar os resultados das fabricantes e estimular a atividade econômica: planos do governo federal para obras de infraestrutura; desonerações da folha de pagamento para diversos segmentos e redução das tarifas de energia. As apostas dos economistas são de expansão de até 4% frente a 2012. Poderia ser ainda melhor, mas há obstáculos que vão dificultar ritmo mais acelerado.

O economista Celso Grisi, que é diretor do Instituto Fractal, aposta em expansão de 2,5% a 3%. "Será o crescimento possível, dadas as condições que temos. O mercado de consumo está com inadimplência excessivamente alta, de 8%. Nos Estados Unidos está em 2%", afirma. Segundo ele, isso impede que o crédito cresça como em anos anteriores.

Outro limitador são os investimentos das empresas, que estão em velocidade lenta. Segundo o professor Leonel Tinoco, delegado da regional do Grande ABC do Corecon (Conselho Regional de Economia), apesar desse obstáculo, há esforço do governo em destravar a infraestrutura precária de rodovias, ferrovias e portos do País. O plano de obras de rodovias e ferrovias prevê R$ 133 bilhões para a construção de diversas novas linhas - incluindo o Trecho Sul do Ferroanel, que passará pela região, com a participação do setor privado.

O professor Ricardo Balistiero, coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, por sua vez, cita que as medidas de desoneração para as empresas devem ajudar. "Mas leva tempo (para surtir efeito). De qualquer forma, será melhor que 2012, que foi um ano perdido para a indústria (estima-se queda de 0,9% ante 2011)."

VEÍCULOS - Outra questão a ser superada é a competição com as importações no País. Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que a participação do produto importado chega a 22% no mercado interno. "O programa Inovar-Auto (que começa em 2013 e oferece incentivo tributário para a produção nacional de veículos) beneficiará o setor automotivo, embora só deva maturar depois (nos anos seguintes)", prevê a economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) Cristina Reis.

Há a perspectiva de crescimento de 4,5% na indústria automobilística em 2013, aponta a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em 2012, o setor deve fechar com queda de 1,5% no volume produzido. Segundo o presidente da entidade, Cledorvino Belini, a previsão para o ramo está em linha com a estimativa de alta do PIB e com o cenário de desemprego em nível baixo, juros em queda e expansão do crédito.

 

Neste ano, cenário da região piorou em relação a 2011

A expectativa para a variação da atividade econômica do Grande ABC, neste ano, não é das melhores. O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) municipal é divulgado com dois anos de defasagem, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas o mercado de trabalho e a balança comercial, que se movimentam de acordo com o cenário econômico, têm mostrado que a coisa não está muito boa.

A análise é do professor Sandro Maskio, com base em informações que estão sendo utilizadas para o desenvolvimento de novo informativo econômico da região, o Boletim de Conjuntura Econômica do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo. A previsão é de que o documento será publicado no primeiro trimestre de 2013 e atualizado a cada quadrimestre.

Dentre as informações coletadas pelo Observatório Econômico, estão a geração de postos de trabalho neste ano, que apresenta saldo de 13.990 vagas, volume 54,1% inferior ao resultado do mesmo período de 2011. As exportações também estão em patamar inferior na comparação anual. Até novembro, estava em US$ 6,1 bilhões, 12% menos que no mesmo período de 2011. "Tudo isso é um reflexo da atividade econômica", explicou Maskio. Ele afirmou ainda que a taxa de desemprego, de 9,6%, foi um dos poucos resultados positivos para a região, tendo em vista que está em um dos menores percentuais históricos, de uma série que já chegou a 22%. (Pedro Souza)

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;