Esportes Titulo No Pacaembu
Palmeiras e São Paulo fazem clássico de alta voltagem
17/08/2014 | 08:00
Compartilhar notícia
Montagem/Estadão Conteúdo


A diferença de pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro pode passar a falsa impressão de que o São Paulo entra em campo com superioridade e favoritismo diante do Palmeiras, neste domingo, às 16 horas, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 15.ª rodada, mas engana-se quem enxerga um duelo desigual: é a forte pressão que os rivais carregam nas costas.

Acostumados a glórias no passado, os times jogam para evitar que a crise que ronda ambos tome conta definitivamente do ambiente. A vitória pode não significar o fim das turbulências, mas perder agravará sensivelmente o já tenso momento interno.

Além de ambos precisarem do resultado positivo para alavancar o moral, o jogo ganha um ingrediente especial: o reencontro dos rivais pela primeira vez após a transferência de Alan Kardec para o São Paulo. A negociação deixou um buraco técnico no time alviverde e no orgulho do torcedor, que viu seu principal ídolo trocar o clube por um rival. O atacante imediatamente virou Judas e viu o carinho se transformar em raiva.

As rusgas saíram das arquibancadas e se tornaram institucionais quando os presidentes Paulo Nobre e Carlos Miguel Aidar partiram para o tiroteio verbal e trocaram acusações e ofensas. O palmeirense chamou o colega de "infeliz e arrogante", enquanto que Aidar respondeu dizendo que "o Palmeiras vem se apequenando ano após ano".

Ao menos da parte do são-paulino, a bandeira branca foi hasteada. Em entrevista coletiva nesta semana, Aidar assumiu que passou do ponto e se desculpou. "Reagi ao que achei que fosse uma provocação. Torço pelo Paulo Nobre e votaria nele se fosse sócio ou conselheiro do Palmeiras".

Do ponto de vista técnico, os treinadores Ricardo Gareca e Muricy Ramalho têm o desafio de encontrar o time ideal, mas com premissas distintas. O argentino acaba de desembarcar no Palestra Itália e ainda procura conhecer o elenco, enquanto que o badalado companheiro sofre para dar padrão para um elenco caro e recheado de estrelas.

Componentes para um clássico nervoso, portanto, não faltam. Resta saber se os rivais conseguirão manter a cabeça no lugar para transformar a partida em um clássico interessante e não em um amontoado de faltas, lances feios e cartões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;