Memória Titulo Memória
As publicações que o Arquivo Público do Estado guarda

Retornamos ao Arquivo Público do Estado de São Paulo...

Ademir Medici
15/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Retornamos ao Arquivo Público do Estado de São Paulo – esta instituição histórica secular paulista que guarda a memória oficial do governo, de tantas secretarias e órgãos, mais uma documentação preciosa gerada nos municípios. E a série hoje iniciada tem o mesmo viés técnico que a anterior, voltada ao esforço para que os nossos municípios – as sete cidades do Grande ABC, em especial – criem seus arquivos públicos.

Da vez anterior, faltou visitar a Hemeroteca. Desta vez, a bibliotecária Rita de Cássia Higa do Nascimento, diretora técnica do Núcleo de Biblioteca e Hemeroteca, nos levou ao interior do setor. Emocionante ter acesso a tantas publicações seriadas, relatórios, anuários, almanaques, boletins e aos jornais.

NA HORIZONTAL

De imediato observamos uma providência simples, mas importante: para a preservação das coleções dos jornais a recomendação é que elas permaneçam deitadas, na horizontal nas prateleiras. Na vertical, ou dobra, ou tomba, ou prejudica a lombada – e as três ações ao mesmo tempo.

GUARDA

Aprendemos também que a Hemeroteca do Apesp é dividida em dois depósitos: um para os jornais, outro para as publicações seriadas.

“Até o começo do ano 2000, quando não havia acervos digitalizados de periódicos, esse era um dos acervos mais consultados da instituição, os jornais e revistas”, conta Rita.

Hoje, além do suporte original, o setor tem o digital e os microfilmes. Caso do Correio Paulistano, fundado no século 19 e que atravessou boa parte do século 20, todo em microfilme. Idem A Província de S. Paulo, primeiro nome do atual Estadão.

Há uma equipe de limpeza, orientada pelo Núcleo de Conservação. Quando necessário, é feita a higienização do documento. Idem o restauro e todo o processo de conservação.

INVENTÁRIO

São mais de 400 mil itens, o que inclui o acervo próprio do Apesp e o do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que cedeu uma parte importante da sua hemeroteca, que passa a ter profissionais especializados na sua preservação. A doação foi em comodato por 20 anos.

Só do acervo do Ipesp são 1.393 títulos de jornais, com 239 mil exemplares; 1.199 revistas, com mais de 29 mil exemplares; 16 mil boletins, anuários, almanaques, relatórios.

Do Instituto Histórico e Geográfico faz parte um número raro de O Monitor (Ano 1, nº 1, de 4-8-1904), editado em São Bernardo, com redação e oficinas na Rua Marechal Deodoro – O Monitor é considerado o primeiro jornal impresso do Grande ABC. Anos atrás este mesmo número foi fotografado no instituto pelo João Colovatti. Agora o encontramos no Arquivo do Estado.

ACESSO

O acervo da Hemeroteca é constituído por doações. Há uma consulta prévia para se verificar se há interesse em receber o oferecido. São catalogados exemplar por exemplar. As publicações disponíveis estão com seus exemplares indicados na Internet: www.arquivoestado.sp.gov.br

HEMEROTECAS DISPONÍVEIS

Além da Hemeroteca do Apesp os interessados tem à disposição hemerotecas como as da Biblioteca Municipal Mario de Andrade (Capital), José Mindlin, IEB, Escola do Comércio e Artes da USP, Fundação Biblioteca Nacional (RJ), Arquivo Público Mineiro. No google é possível localizar a coleção digitalizada do extinto Jornal do Brasil, entre outras publicações.

O centenário do 1º Grupo

Professora Odila B. Mirachi (São Carlos, SP, 22-2-1915 – São Paulo, SP, 15-1-1956). Exerceu por 21 anos o Magistério, em várias escolas oficiais e particulares. Em Santo André foi professora, auxiliar de diretor e diretora substituta, num total de nove anos consecutivos. Encerrou carreira no Grupo Escolar de Vila Vitória, em Mauá, como diretora.

EM ITALIANO

Neste domingo (17) será celebrada missa em italiano na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. Celebração começa ao meio-dia. Depois haverá macarronada no Salão Paroquial – preço R$ 15.

Data

Corinthians de Santo André completa hoje 102 anos.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 15 de agosto de 1984 – ano 27. nº 5597

Manchete – Tancredo deixa governo de Minas com festa popular; Maluf recebido por ministros; continua impasse sobre Colégio Eleitoral que, a 15-1-1985, irá escolher o futuro presidente da República

Educação – Governador Montoro assina decreto que cria a Delegacia de Ensino de Ribeirão Pires, que subordinará Rio Grande da Serra.

Em 15 de agosto de...

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: vitória dos belgas em Diest e Eghezée; potências agirão energicamente contra a Turquia.

- Inaugurado o Canal do Panamá, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A obra foi iniciada em 1879 e sofreu várias interrupções ao longo do tempo.

1954 – Lançada a pedra fundamental da igreja matriz do bairro Assunção, em São Bernardo.

1959 – CTBC inaugura dois telefones públicos, um na Vila Baeta Neves e outro na Vila do Tanque, em São Bernardo.

1969 – Realizadas na Praça Lauro Gomes as solenidades de abertura dos festejos de aniversário de São Bernardo.

Hoje

- Dia do Atleta de Santo André

- Dia da Informática

- Dia dos Solteiros

Municípios Paulistas

Celebram aniversário hoje: Jaú (1853), Paraíso (1891), Pedregulho (1897), Sorocaba (1654), Pitangueiras e Pontalinda.

Por conta da padroeira Nossa Senhora Assunção, hoje também é feriado em Araras, Itápolis, Jundiaí, Lorena, Piedade, Porto Feliz, São Manuel, Socorro, Tietê e Tupi Paulista.

Santos do dia

- Alípio

- Arnulfo

- Estanislau Kostka

- Jacinto

- Hoje: Assunção de Nossa Senhora, cuja comemoração litúrgica será no próximo domingo.

- São Tarcísio (245-257) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;