Internacional Titulo Ajuda humanitária
Ucrânia vai negar
acesso de comboio russo

Ao todo, 280 caminhões estaria supostamente
levando ajuda humanitária para o leste do país

12/08/2014 | 07:44
Compartilhar notícia
Da AP


A Ucrânia disse que não permitirá a entrada de um comboio de 280 caminhões russos, que estaria supostamente levando ajuda humanitária para o leste do país. De acordo com as autoridades ucranianas, o acesso negado se deve ao fato de que a missão russa não é coordenada pela Cruz Vermelha e pode ser uma operação militar disfarçada.

A Cruz Vermelha afirmou que não tinha informações sobre o que os caminhões estavam carregando ou para onde estavam indo. Isso tem elevado temores na Ucrânia e entre os países do Ocidente, onde os líderes manifestaram uma preocupação de que a Rússia poderia usar a iniciativa como um pretexto para o envio de tropas para o território controlado por separatistas ucranianos pró-Moscou.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andriy Lysenko, disse que o comboio não poderá atravessar a fronteira. "Este comboio não é um comboio certificado. Não é certificado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha", declarou Lysenko, ao se pronunciar através de um tradutor.

Lysenko também apresentou um vídeo que mostra veículos similares aos caminhões que saíram de Moscou na terça-feira estacionados em uma base militar na Rússia.

O porta-voz Andre Loersch, do Comitê Internacional da missão da Cruz Vermelha na Ucrânia, disse que, embora a organização tenha chegado a um acordo geral sobre a entrega de ajuda humanitária à região, ele afirmou não ter informações sobre o conteúdo dos caminhões e não sabia dizer para onde estavam indo. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;