Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 19 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Uma banda chamada Casa de Savoia


Ademir Medici

06/08/2014 | 07:00


“Os depoimentos de vários filhos fundadores desta terra atestam que o entusiasmo pela música entre 1900 e 1915 era idêntico ao entusiasmo atual despertado pelo futebol.”

Cf. Nelson Martins de Almeida, em Isto é São Caetano, 1952.

As bandas de São Caetano, também chamadas de corporações musicais – e como é prazeroso ouvir, nos dias presentes, que os antigos conjuntos de iê-iê-iê agora são chamados de bandas.

Mas, cá entre nós, bandas mesmo são aquelas antigas, como esta – a Banda Musical Casa de Savoia –, que ilustra a 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello, e cuja foto faz parte da brochura de 1952 que o jornalista Nelson Martins de Almeida editou.

NOSSO ORIENTADOR

Em suas reminiscências, José Roberto Gianello cita a Árvore da Amizade de São Caetano, transplantada na década de 1950 da casa do industrial Armando de Arruda Pereira para o Jardim Primeiro de Maio. Informa Gianello: “A árvore fora plantada em 1936 por Paul Harris, fundador do Rotary Internacional.”

Aramaçan, 84

Texto: Vanderlei A. Retondo

Em mais de oito décadas de existência, o Aramaçan cresceu muito. Do velho lago ao complexo aquático. Dos velhos campos de futebol de terra, aos modernos campos com grama sintética. Dos velhos bailes no antigo salão na Rua Coronel Alfredo Flaquer ao moderníssimo salão social em suas dependências.

São mais de 7.000 associados que, somados aos seus dependentes, perfazem um total de mais de 21 mil frequentadores.

Com um orçamento que se aproxima dos R$ 20 milhões anuais, orçamento maior que o de muitas cidades brasileiras.

E é sob esse contexto que o Aramaçan completa 84 anos. Parabéns!

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5589

Série – A crise e o dia-a-dia do Grande ABC – 1. FMI arrochando o mercado interno. Reportagem: Sonia Nabarrete.

Política – A política pelos bares da vida – 1. Nelson Tucci escreve: tudo é discutido. Sempre ao pé do ouvido. Com pouca ou nenhuma discrição; Orico: recordando as porpetas do Lauro Gomes; as pizzarias e a classe política do Grande ABC; a freguesia é boa em São Caetano.

Grande ABC – Lombada nas ruas, problemática, mas necessária.

Diadema – Solo-cimento, uma alternativa barata para a construção civil, novo projeto da Prefeitura.

Esportes – Aramaçan: dirigentes estruturam o clube para o ano 2000. Reportagem: Saulo Leite.

Ideias/Livros – Censura, os perigos da apatia social. Artigo: Virginia Pezzolo.

Em 6 de agosto de...

1969 – Fundação do Núcleo Santo André da União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil.

1974 – Betinho, da Sociedade Cultural ABC, convocado para integrar a equipe paulista de tênis de mesa.

Município Paulista

Pirassununga. Em 6 de agosto de 1823 foi realizada uma primeira missa no bairro Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga. Hoje a data é aceita como a da fundação da cidade, que alcançou a independência em 1865, quando se separa de Limeira.

Aniversário também de Aguaí, Anhumas, Floreal, Mesópolis, Monte Alegre do Sul, Pedranópolis, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão dos Índios e Turmalina.

Guardam feriado também, em louvor a Bom Jesus, as cidades paulistas de Batatais, Matão, Monte Aprazível, Ourinhos, Ribeirão Bonito e Tremembé.

No Grande ABC, Bom Jesus é padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas locais.

Santos do dia

- Dia da transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja celebra esta festa desde o século 5, no Oriente, estendendo-a depois para toda a Igreja Universal.

- Agapito

- Santa Maria Francisca Rubatto (Carmanhola, Itália, 1844 – Montevidéu, Uruguai, 1904). Fundadora do Instituto das Irmãs Capuchinhas. Sua obra difundiu-se na Itália e na América Latina. Em missão, ela esteve no Brasil, Argentina e Uruguai.

- Felicíssimo

- Magno  


Leia mais



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.